Foto: João Barreto
Rastreadores implantados nos coletivos urbanos oferecem aos operadores visualização completa da distribuição da frota
Os ônibus que circulam em Macaé são fiscalizados diariamente por meio do Sistema de Monitoramento por GPS. Este sistema funciona através dos rastreadores implantados nos coletivos urbanos, que oferecem aos operadores uma visualização completa da distribuição da frota e atua na fiscalização das atividades operacionais diárias. A partir do sinal de GPS, a equipe da Fiscalização de Transporte da Mobilidade Urbana pode vistoriar dados referentes a todas as linhas em operação.
Atualmente a frota conta com 222 veículos cadastrados. Para operação são 183 coletivos, tendo um acréscimo de 32 carros em horários considerados de pico (das 6h às 9h e das 16h30 às 19h), totalizando um operacional previsto de 215 ônibus.
Para o pleno funcionamento do sistema, nos veículos da SIT, consórcio que opera as linhas urbanas em Macaé, foram implantados rastreadores. Já na base da empresa e nos terminais foram implantados pontos de alimentação do sistema e de monitoramento. Este acesso remoto auxilia a Fiscalização de Transporte.
Isso porque, basicamente, o monitoramento atua em conjunto e em função da Fiscalização de Transporte, sendo mas uma ferramenta de aprimoramento do transporte coletivo no município. Com o sistema, a equipe pode ter uma visão geral da distribuição da frota, controle de itinerários e velocidade dos coletivos, auxiliando nas ocorrências diárias.
- Este sistema, em conjunto com a equipe de Fiscalização de Transporte, viabilizou uma maior rotatividade e agilidade nas operações diárias, que anteriormente poderiam ser comprometidas devido a inconstância das localizações e distribuição da frota. Esse tipo de ferramenta para monitoramento é muito importante como sistema de controle e fiscalização – disse o secretário de Mobilidade Urbana, Mauro Figueiredo.
Implantado em 2010 com intuito de acompanhamento e desenvolvimento da frota em operação, atualmente conta com a atuação de um grupo que foi previamente capacitado pela News GPS, para fiscalizar o operacional do Sistema Integrado de Transporte diariamente. O setor opera de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, domingos e feriados das 7h às 17h. E toda informação referente ao rastreamento de ocorrências fora desse horário fica armazenado no sistema, possibilitando o acesso a qualquer momento.
- O monitoramento atua no controle e na fiscalização das operações diárias do Sistema Integrado de Transporte. Como vantagens, possibilita à Fiscalização de Transporte visualizar e rastrear os veículos, dando informações relativas à localização, velocidade, parada, partida e possível ocorrência – explica o subsecretário de Transporte, Mauro Farias.
Além disso, os usuários também podem registrar ocorrências junto à Fiscalização de Transporte nos terminais e viaturas: “A Fiscalização de Transporte, de acordo com a Lei 2444, atua com as penalidades cabíveis como notificações, multas e sendo o caso apreensão do veículo”, finalizou o supervisor de Transporte, Vinicius Gonçalves.