As mudanças feitas na semana passada no Sistema Integrado de Transportes estão sendo repassadas à população através de um jornal editado pela prefeitura especialmente para tirar dúvidas. A primeira edição do jornal Sistema Integrado está sendo distribuída nesta segunda-feira. São dez mil exemplares, entregues em todos os terminais urbanos.
Entre as ações feitas pela prefeitura e pela Macaé Trânsito e Transportes (MacTran) estão a colocação de linhas emergenciais. A Linha T13, que faz o atendimento Terminal Cehab-Terminal Hospital, via Linha Azul, foi estendida até o Terminal Lagomar. Você hoje tem uma linha saindo do Terminal Lagomar, que passa pelo Terminal Cehab e vai até o Terminal Hospital pela Linha Azul.
Nos horários de pico, a Linha T13 é estendida até o Terminal Parque de Tubos, passando pelo Terminal Lagoa, reforçando a Linha T23, que sai do Terminal Hospital, passa pelo Terminal Lagoa e vai até o Parque de Tubos. Já está funcionando o reforço na troncal no entre-pico na hora do almoço da linha T12 Cehab-Centro
Já foi criada uma linha alimentadora saindo da Nova Macaé em direção ao Terminal Central. Permanece a anterior, de Nova Macaé ao Terminal Hospital. Além disso, está funcionando o prolongamento das linhas da Serra até Terminal Centro, passando pelo Terminal Hospital.
O sistema também terá aumentado o número de vans e micro-ônibus no interior dos bairros. Já circulam 52 veículos, que levam os passageiros aos terminais dos bairros. Semana que vem, vão circular mais veículos.
As empresas já estão contratando mais bilheteiros para os guichês dos terminais. Centro, Barra, Cehab e Lagomar são os mais urgentes. O Terminal Central, nos horários de pico, já conta com mais um bilheteiro, que faz a cobrança do lado de fora dos guichês. Com isso, o passageiro fica menos tempo na fila e não corre risco de atraso.
Também será dada orientação de motoristas para parada correta em baias, facilitando a descida do passageiro. Serão colocados novos painéis informativos, com horários das linhas, próximos às plataformas de embarque e desembarque e haverá controle para formação da fila.
A partir desta semana, uma das medidas que vai facilitar o embarque e o desembarque é a organização da fila para os passageiros ingressarem nos ônibus. Um funcionário treinado vai coordenar o fluxo de pessoas que desejam entrar em um determinado ônibus e manter a organização dos passageiros, por ordem de chegada.