Foto: Kaná Manhães
São oitenta peças que fazem todos voltarem à infância
A prefeitura de Macaé por meio da subsecretaria de Acervo e Patrimônio Histórico, promove até o final deste mês a exposição de “Brinquedos de Antigamente: uma viagem no tempo”. A mostra está em cartaz no Solar dos Mellos e pode ser visitada das 10h às 17h. A exposição conta com atividades de recreação para adultos e crianças aos sábados, com 80 tipos de brinquedos das décadas de 20 a 70. A entrada é gratuita
Brinquedos que refletem a história de quem conviveu décadas atrás com bonecas de papel, de massa e de plástico, aviões e carros de lata, brinquedos educativos e bonecos de ação da década de 60, fazem parte da exposição.
- Na exposição, os brinquedos ganham vida na imaginação de cada visitante. Seja na saudosa lembrança dos adultos, ou na curiosidade das crianças, as carroças, trens antigos, carrinhos de lata, robôs, cavalinhos, entre outros, despertam a admiração de todos. As coleções de brinquedos também são uma maneira de contar a história, disse o subsecretário de Acervo e Patrimônio Histórico, Ricardo Meirelles.
As peças expostas pertencem ao colecionador e organizador da exposição, Alfredo Manhães.
- Comecei minha coleção, quando descobri que os primeiros brinquedos como avião da década de 20 começaram a sair do país, para colecionadores no exterior. A partir daí, considerei esta como uma questão de patriotismo.Nessa época, comecei a perceber os detalhes e a importância de preservá-los. Por causa disso, hoje o público pode ter acesso e pode conhecer como eram os brinquedos no passado.Colecionar brinquedos antigos é colecionar sonhos e as mais doces lembranças do início de uma vida, comenta Alfredo.
Ele ressalta que começou sua coleção na infância, quando comprou um brinquedo, que fez com que sentisse muita felicidade, durante uma viagem, e desejou proporcionar o mesmo sentimento a outras pessoas. Atualmente, seu acervo conta com 80 peças, herdadas dos pais e conseguidas por doações.