logo

Solar dos Mellos com inscrições para visita à Fazenda Airis

20/10/2015 15:48:00 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Foto: Rogério Peccioli

A Fazenda Airis está de portas abertas aos visitantes

Dando continuidade ao projeto Lugares de Memória - cujo objetivo é reconhecer a importância dos espaços culturais e históricos do município de Macaé -, o Solar dos Mellos promove uma visita à Fazenda Airis, localizada no distrito de Córrego do Ouro. O passeio, gratuito, será no próximo domingo (25), saindo do Solar (Rua Conde de Araruama, 248), às 8h, e com retorno previsto para às 12h.

Cento e dez pessoas já estão inscritas e ainda há vagas disponíveis. Os interessados em participar devem telefonar para o Solar dos Mellos (22-2759-5049) para fazer o agendamento. O passeio será acompanhado por um turismólogo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnológico e Turismo e por um profissional do Solar dos Mellos.



Projeto Lugares de Memória

Segundo a coordenadora do projeto Lugares de Memória, Alice Tavares, a iniciativa consiste em levar as pessoas para conhecerem melhor espaços da cidade como a antiga Câmara Municipal, o Solar dos Mellos, o Forte Marechal Hermes, a Igreja de Sant'Anna e as Sociedades Musicais Nova Aurora e Lyra dos Conspiradores.

- Na região serrana fazemos visitação, com ênfase à cultura e história. Também vamos ao Parque Atalaia e à Fazenda Airis. Devido ao fato de outubro ser o mês do servidor, a expectativa é por um bom número de funcionários públicos nessa ida à Fazenda Airis -, disse Alice.



Fazenda Airis

Na Fazenda Airis os visitantes poderão apreciar uma coleção de móveis fabricados entre 1840 e 1860, como cadeiras Luis XV, cristaleiras, oratórios e escrivaninhas. Todos os móveis estão cuidadosamente dispostos numa antiga usina de açúcar e álcool, desativada em 1950, mas inteiramente preservada, no distrito de Córrego do Ouro. O imóvel foi transformado em museu, com visitação gratuita e aberta ao público.

Entre as peças da Coleção Fazenda Airis estão móveis de jacarandá, árvore que hoje está em extinção e teve o corte proibido por lei. Colégios costumam levar alunos para conhecer o acervo. Os móveis estão dispostos em uma área de três mil metros quadrados.

Há uma mesa de sinuca de cerca de cem anos; e também uma mesa de xadrez. Em outro ambiente, estão dispostos berços e camas. A Fazenda Airis, localizada na estrada RJ-168, tem 1.500 hectares. Nela, também há a criação de gado de corte e de búfalos.


Fotos Relacionadas