Solar dos Mellos recebe aula inaugural de formação em cinema

09/07/2022 16:52:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Moisés Bruno

Projeto Ginga irá capacitar 30 alunos em audiovisual e novas tecnologias

A aula inaugural do “Projeto Ginga – Inovar para Transformar” foi realizada, neste sábado (9), no Solar dos Mellos – Museu de Macaé. A iniciativa, que reuniu 30 alunos selecionados para formação em cinema, tem patrocínio da Petrobras e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Secec-RJ), com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura. As aulas terão duração de quatro meses e serão divididas em seis módulos: roteiro, produção, direção de arte, direção, filmagem e som.

O objetivo do projeto é promover a capacitação profissional de jovens, para ampliar suas oportunidades de trabalho e renda no mercado audiovisual e de novas tecnologias. O projeto Ginga vai oferecer formação em games, novas tecnologias, cultura digital e audiovisual por meio de kits pedagógicos e lúdicos. Também serão realizadas atividades socioculturais e mentorias em empreendedorismo, gestão de carreira e mercado; além da realização de desafios culturais e tecnológicos em Direitos Humanos e Cidadania.

O projeto é um dos contemplados pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura da Secec-RJ. A realização do curso é da organização Cinema Nosso, que possui experiência de 20 anos em educação audiovisual. “A proposta é descentralizar essas formações e junto com os parceiros realizar ações culturais e de valorização do território. Em Macaé, recebemos cerca de 190 inscrições e 30 pessoas foram selecionadas para participar da formação”, frisou a responsável pela organização Cinema Nosso, Natália Stoco.

O estudante Luca Porto Machado, 24 anos, falou sobre a oportunidade de participar do curso. “A capacitação representa um incentivo dentro da cidade de Macaé e do mercado cinematográfico. O audiovisual sempre foi minha grande paixão e ter a oportunidade de profissionalização é muito gratificante”, disse Luca.

As aulas serão gratuitas e híbridas, nas modalidades presencial e online. O curso é voltado para jovens de 18 a 29 anos e oferece bolsa auxílio internet.


Fotos Relacionadas