logo

Solar dos Mellos recebe Noite de Autógrafos

04/12/2012 14:05:00 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Foto: Guga Malheiros

Poesias, versos, sonetos, pensamentos, acrósticos, romantismo, referências à existência humana e exaltação da natureza. Tudo no relançamento dos livros “Letras da Alma” e “Últimos Versos e Prosa Poética”. Será uma noite de autógrafos, às 19h, nesta sexta-feira (7), no Solar dos Mellos, que fica na Rua Conde de Araruama, 248.

Os autores dessas obras poéticas são pai e filha: Pedro Figueira Silva, 75 anos, que escreveu a obra literária “Últimos Versos e Prosa Poética” e Solange Marice Cabral Figueira, de 51, autora do livro “Letras da Alma”.

Segundo Solange Figueira, sua obra literária contém 77 páginas, com 50 poemas, alguns acrósticos, sonetos e pensamentos. No poema “Matizes”, a autora se traja de preto e vai ao encontro da noite. Em todos os seus poemas, ela mostra a transfiguração da realidade, como tema central.

Já Pedro Figueira Silva diz que poesia e prosa poética se confundem em sua obra. É que enquanto na poesia há ritmo, métrica e rima, na prosa a poesia é mais livre. Ele é funcionário público federal aposentado, nasceu em Cantagalo e já escreveu outros três livros. Especificamente neste quarto livro, ele tem uma tendência romântica, escrevendo sobre a existência humana e enfatizando a natureza.

Por sua vez, a professora Solange conta que nessa noite de autógrafos, os livros serão doados aos que forem ao Solar para o evento. Ela explica que no acróstico, da letra do nome de pessoas querida sai um verso, caracterizando-as.

De fato, do seu soneto que escreveu com 12 versos, estruturados da forma consagrada 4, 4, 3, 3, ela comenta que esse ganhou o primeiro lugar em evento promovido pela Secretaria de Meio Ambiente da prefeitura de Macaé, intitulado Conscientização do Pontal, no ano de 2006.

Solange cita o poema “Passagem”, do livro “Letras da Alma”, em que faz questionamentos de cunho existencialista, como: “ Por que corremos tanto? Por que nos preocupamos com tantos porquês? Se a passagem é tão rápida? E é certa nossa partida?”

Ela agradece o apoio e o agendamento de Conceição de Maria e a cessão do espaço para a noite de autógrafos por Ricardo Meirelles e Priscila Meirelles. Esse é o terceiro livro da autora, cujo lançamento ocorreu em Cordeiro, no dia 23 de junho de 2012.


Fotos Relacionadas