Foto: Rogério Peccioli
As visitas permitem conhecer mais sobre a história de Macaé
Com o objetivo de promover, em Macaé, a educação patrimonial, valorizando e reconhecendo a importância dos patrimônios públicos, de modo a fomentar sua ocupação e divulgar conhecimento à sociedade, o Solar dos Mellos está retomando, após as férias, seus projetos “Visita Guiada” e “Lugares de Memória”. A partir de agora, a população pode usufruir novamente dessas atividades gratuitas.
As visitas guiadas consistem em mostrar para alunos da rede de ensino a história do museu, da família Mello (antiga proprietária da casa onde funciona o Solar), apresentando ainda as exposições temporárias (atualmente trata da vida e obra do historiador Antonio Alvarez Parada) e permanentes, além de proporcionar aos visitantes palestras sobre Macaé.
Para agendar visitas guiadas, os professores - que se interessarem em levar suas turmas ao Solar dos Mellos para aumentar seu conhecimento sobre a cidade - devem telefonar para o Museu da Cidade de Macaé no telefone: (22) 2759-5049. Os dias em que as visitas guiadas acontecem são: segundas-feiras e sextas-feiras nos períodos da manhã e da tarde; e terças-feiras e quintas-feiras, no período da tarde.
Projeto “Lugares de Memória”
O projeto “Lugares de Memória” acontece nos períodos da manhã e tarde de quartas-feiras e nas manhãs dos últimos domingos de cada mês. Nas quartas-feiras, 35 alunos de instituições de ensino do município fazem um ‘tour’ cultural pela cidade, conhecendo a Igreja de Santana, as sociedades musicais Nova Aurora e Lira dos Conspiradores, o Forte Marechal Hermes e o Solar dos Mellos. Esse roteiro tem valor histórico cultural.
No último domingo do mês, o projeto é aberto à comunidade macaense e para turistas. No penúltimo domingo de março, dia 20, haverá visita ao Parque Atalaia, levando as pessoas a conhecer de perto esse santuário ecológico. Isso porque, no final do mês, ocorre a Semana Santa. Em cada mês, o projeto se dá em locais diferentes. Os próximos eventos serão na Fazenda Airis e no roteiro histórico cultural na cidade.
Para participar desse projeto também é necessário que os interessados agendem previamente pelo mesmo telefone: (22) 2759-5049. Os ônibus ficam repletos nessas ocasiões.
Cultura de Quintal
Continua aos sábado, o projeto “Cultura de Quintal”, no qual crianças brincam e se divertem no pátio do Solar dos Mellos (Rua Conde de Araruama 268), com animação do palhaço Leleco, entre 9h e 13h. No primeiro sábado de cada mês, a animação fica por conta da Cia. Chirulico.