Foto: Rogério Peciolli
Dia Nacional de Museus é comemorado nesta quarta-feira (18)
Em todo o país, celebra-se a 14ª Semana Nacional de Museus, até domingo (22). O foco da programação é a valorização das culturas e da diversidade paisagística das várias regiões brasileiras. Por isso, o Solar dos Mellos – Museu da Cidade de Macaé -, ligado à Fundação Macaé de Cultura, tem desenvolvido ações dentro do tema proposto e nesta quinta-feira (19), sedia apresentação da Orquestra Sinfônica da Cesgranrio, em uma parceria com o Sesi. O Dia Internacional do Museu é comemorado nesta quarta-feira (18).
Em Macaé a semana de museus termina mais tarde: na segunda-feira (23), será o último dia para mostrar filmes, com debates em seguida. Eles começam às 18h30, no Solar (Rua Conde de Araruama, 248). Já na quarta-feira (25), haverá palestra sobre a importância da preservação da história e memória de Macaé, às 15h. O palestrante será o vice-presidente de Acervo e Patrimônio Histórico, Ricardo Meirelles.
Na abertura da semana, na tarde desta segunda-feira (16), a estudante do sétimo período de História da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Macaé (Fafima), Tatiana Costa de Souza, ministrou palestra sobre a historiografia do bairro Aroeira e sua importância para a cidade de Macaé. O tema foi: "Santana na Paisagem Cultural Macaense".
De acordo com o vice-presidente de Acervo e Patrimônio Histórico de Macaé, Ricardo Meirelles, a 14ª Semana Nacional de Museus visa divulgar os museus no âmbito nacional, implicando a disseminação do conhecimento de cada um dos museus do Estado do Rio de Janeiro.
- O conceito de museu teve uma transformação muito grande. Anteriormente, ele se definia de modo rígido, referindo-se apenas a grandes acontecimentos. Mas hoje em dia, há, por exemplo, o Museu da Maré, que retrata a história das pessoas dessa comunidade; o Museu do Surf, onde as primeiras pranchas e fotos dos grandes surfistas que iniciaram este esporte no Brasil são mostradas, entre outros - informa Meirelles.
Ele diz que o Solar dos Mellos – Museu da Cidade de Macaé – tem como função focar assuntos sociais, econômicos, culturais, políticos, históricos, religiosos de Macaé, além das personalidades que fizeram e fazem a diferença na cidade.
Os documentários que nas segundas-feiras (9 e 16 de maio) foram exibidos, também são parte integrante da 14ª Semana Nacional de Museus. Estes filmes estão vinculados à 10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo, uma promoção da Secretaria Especial de Direitos Humanos do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e Direitos Humanos, em parceria com o Ministério da Cultura.