O Solar dos Mellos – Museu da Cidade de Macaé é um espaço que evoca a Cultura em diferentes segmentos, dentre elas, a contação de histórias. Nessa semana, alunos da Escola de Educação Infantil Professora Hilda Ramos Machado tiveram um desses momentos, compartilhando as emoções do livro “A Menina da Cabeça Quadrada”, de Emília Nuñes.
A história, contada pela pedagoga e contadora de histórias, Rosane Carvalho, a “Tia Rô”, mostra a vida de Cecília que, de tanto andar envolta com os aparelhos eletrônicos, acorda com a cabeça quadrada, após se distanciar das vivências do mundo real.
“Amo contar histórias desde sempre. Esse momento para mim é mágico, muito bom ver os olhinhos brilhando. É um espaço de interação, respeitando esse público tão especial e exigente que são as crianças. Aqui no Solar, temos como maior objetivo a Educação Patrimonial e sempre enfoco para os alunos que o nosso maior patrimônio é a nossa própria vida. Eu acredito que a leitura é uma das ferramentas que tempos para dar significado à nossa existência, à nossa memória. Através da contação de histórias podemos passar isso e fomentar essa autonomia em nossas crianças”, afirma Tia Rô.
A diretora do Solar dos Mellos, Patrícia Barboza, destaca que as contações são voltadas aos alunos da Educação Infantil e as escolas interessadas podem fazer o agendamento pelo telefone do Solar: (22) 2759-5049.