Programação é gratuita, a partir das 18h30
O Cinema Comentado, programação de março do Solar do Mellos, traz Memória e Resistência, como tema central a partir da exibição de filmes que abordam os tempos sombrios da ditadura. Inspirado no mês da Mulher, todas as produções têm a direção assinada por mulheres cineastas em longas nacionais que emocionam, impactam e fazem refletir. Nesta quarta-feira (19) será a vez de “A memória que me contam”, a partir das 18h30. A entrada é gratuita, sujeita a limitação do espaço.
O Cinema Comentado traz a proposta de um debate após a exibição do filme. A escolha desta semana é de 2013 e foi dirigida por de Lucia Murat, com classificação etária de 14 anos. O longa retrata a história de um grupo de amigos que resistiram à ditadura militar, junto com seus filhos, enfrentando o conflito entre o cotidiano de hoje e o passado, enquanto se reúnem na ala de espera de um hospital, porque um deles está morrendo na UTI. Um drama irônico sobre utopias derrotadas, ação direta, comportamento sexual e a construção de um mito.
O curador do projeto, Gerson Dudus, explica que a temática foi pensada tendo em vista o relevante papel do filme brasileiro ganhador do Oscar, “Ainda estou aqui”, de intensificar o sentimento de indignação e empatia pelos direitos que foram negados a todos, de um modo ou de outro.
“Os filmes escolhidos foram realizados durante a segunda década do século XXI, representando essa forte produção fílmica que questiona onde estamos e mostra a resistência na luta por justiça histórica”, acrescenta.