logo

Som de flautas transversas: terapia que toca a alma

12/06/2007 17:00:40 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Sons de flautas transversas irão ecoar no Centro Macaé de Cultura, nesta quarta-feira (13), às 18h. É que um grupo composto por seis flautistas se apresentará no evento semanal, intitulado Quartas Culturais. Segundo o professor do instrumento, Jean Macahe, iniciantes e músicos mais experientes também se apresentarão. “Música clássica como (“A Bach Minuet”, de Sebastian Bach), e popular (“Luiza”, de Tom Jobim) fazem parte do repertório, juntamente com outras oito canções.

Para a coordenadora do projeto Quartas Culturais – que também enfoca cinema, teatro e literatura - Larissa Benini, a proposta é fomentar o crescimento musical dos alunos colocando-os em frente à platéia. “Assim, provoca-se o desenvolvimento artístico, além de combater a inibição, uma vez que, os iniciantes, em especial, são obrigados a ensaiar para fazer bonito”, ressalta Larissa. Ela acrescenta que o processo de aprendizagem deles é potencializado. São alunos de diversos instrumentos do Conservatório Macaé de Música.

- Familiares e pessoas da comunidade vão usufruir do encanto maravilhoso que é a melodia das flautas transversas - comenta a coordenadora, ressaltando que o número de interessados nas quartas culturais tem aumentado significativamente, devido à qualidade dos acontecimentos semanais.

Também acontece maior intercâmbio entre alunos de teatro e música, quando todos os segmentos incentivam uns aos outros, na Escola Municipal de Artes Maria José Guedes. Já houve duas quartas musicais: uma em abril, quando o Coral da Cidade apresentou sete músicas e outra foi a participação do grupo Cravo e Canela, composto por alunos do Conservatório, utilizando diversos instrumentos como, por exemplo, violão, percussão e outros.

Até o final do ano, constam também apresentações de alunos de piano (julho), Orquestra de Violinos (agosto), Orquestra de Flauta Doce (setembro), Madrigal (outubro) e Prática de Conjunto (novembro).