logo

SOS Escola: prefeitura desenvolve aplicativo de segurança nas unidades de ensino

21/07/2023 17:19:00 - Jornalista: Julie Silveira

Macaé não registra situação real identificada de risco nas escolas

A Prefeitura de Macaé lançou o SOS Escola, um aplicativo que vai reforçar a segurança nas unidades de ensino pública e privada do município. Desenvolvido por servidores inovadores da Secretaria Adjunta de Ciência e Tecnologia, a ferramenta possui o botão SOS, que vai permitir aos funcionários da escola acionar rapidamente - com apenas um toque - a Central de Segurança Pública em casos de urgência. Vale destacar que em Macaé não há qualquer situação real identificada de risco nas escolas.

De acordo com o Secretário Adjunto de Ciência e Tecnologia, Marcos Lemos, a Central de Segurança Pública, da Guarda Municipal, desempenha um papel fundamental no processo de atendimento às ocorrências acionadas pelo SOS Escola.


"Quando o botão SOS for acionado, a Central vai receber imediatamente o alerta sonoro, o tipo de ocorrência e as coordenadas de latitude e longitude do dispositivo. Nessa ocasião, de acordo com a ocorrência, os agentes vão poder direcionar o atendimento para um determinado tipo de órgão, como o Grupamento de Apoio Operacional (Gaop), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, entre outros. Em poucos minutos a escola estará rodeada de agentes de segurança", pontuou o secretário.


Somente na rede pública são 106 escolas que atendem 42 mil alunos, com idade entre dois e 18 anos. Marcos Lemos explica que as unidades estão sendo adaptadas, os diretores das escolas e os agentes da Guarda Municipal estão sendo treinados para que, na volta às aulas, os alunos se sintam ainda mais seguros. A expectativa é que até o final do ano todas as unidades escolares do município sejam contempladas.