Startup Macaé devolve espírito inovador para a cidade

2019-04-30 15:32:00 - Jornalista: Catarina Brust
Compartilhe:  
Foto: João Barreto
Programa visa apoiar e promover iniciativas que contribuam para a difusão do conhecimento e o desenvolvimento de empreendimentos inovadores

Uma nova perspectiva de crescimento tecnológico, inovação e desenvolvimento econômico para o município. Esse foi o tom que marcou a inauguração do espaço do Programa Startup Macaé, nesta terça-feira (30), e o começo das atividades dos 45 projetos selecionados. O objetivo é incentivar a cultura de inovação, onde os participantes receberão bolsas de pesquisa e desenvolvimento inovadores, com valores que variam de R$ 1 mil a R$ 5 mil.

"É preciso apontar os caminhos e Macaé sempre foi uma cidade inovadora. A partir do momento que a gente dá oportunidade, esse é o caminho. Está na hora de entender que as pessoas precisam ter seu real valor e tudo que elas querem é um pouco de oportunidade. O preceito maior aqui é não colocar pedra na vida dos outros, facilitar um pouco e, acima de tudo, não atrapalhar. Assim as coisas funcionam. Que vocês tenham a oportunidade de avançar nesse projeto que tem por excelência recompor o espírito inovador que a cidade sempre teve", disse o prefeito de Macaé, Dr. Aluizio, durante a inauguração do espaço.

Estudantes, professores, secretários municipais e os contemplados pelo projeto participaram da entrega oficial do espaço da Startup Macaé. "Estamos com uma grande expectativa em relação à Startup, que tem espírito colaborativo. Esperamos que todos os integrantes do projeto e a população abracem esse projeto", disse a coordenadora do Startup Macaé, Luiza Neto.

Contemplados em cada uma das três modalidades do programa também falaram durante a inauguração do espaço, ressaltando a oportunidade que era participar desse momento.

"Não tenho dúvida que vai ter bastante impacto, não só para Macaé, mas também para o estado. É isso que o Estado do Rio precisa. Agora, é vestir a camisa e ir mais longe", disse Rafael Santos, contemplado com bolsa na modalidade I: Desenvolvimento Tecnológico.

Também contemplado na modalidade I, o carioca Felipe Pires, 28 anos, veio da capital para Macaé, após ter seu projeto aprovado. Autodidata em TI (Tecnologia da Informação), ele criou o aplicativo "Orbis". "É um mapa das tribos sociais da cidade", explica empolgado.

O coordenador do Centro de Referência em Inovação para Operações Sustentáveis (Crios) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Carlos Eduardo Silva, destacou que o programa é um marco para a economia do município. Foram mais de 70 pessoas concorrendo em cada uma das três Modalidades, mais de 200 projetos e 342 pessoas inscritas no programa.

"É uma grande oportunidade de desenvolver soluções para a indústria local. O grande diferencial do programa é ter abrangência, no ramo da tecnologia. O programa não se resume as bolsas. O programa de bolsas é o primeiro impulsionamento para começarmos. Está todo mundo acolhido. Empreendedores, venham conversar. Professores da universidade, venham conhecer e trabalhar no projeto. E as grandes empresas tragam suas demandas tecnológicas que, certamente, tem muita gente competente para resolver", explicou.

O secretário municipal de Educação, Guto Garcia, anunciou, durante a inauguração que, a partir de maio, todas as crianças acima de dois anos estarão em sala de aula. "Ser gestor de uma cidade hoje em dia, com as demandas normais do dia a dia, e ainda pensar em startup, tem que ser um gestor muito à frente de seu tempo. Vai ser uma das grandes marcas do governo", pontuou. Também presente no evento, o secretário municipal Adjunto de Ensino Superior, Márcio Magini.

O Programa Startup Macaé visa apoiar e promover iniciativas que contribuam para a difusão do conhecimento e o desenvolvimento de empreendimentos inovadores, de forma a incentivar a cultura de inovação tecnológica, criatividade e empreendedorismo no município de Macaé. A sede do programa está localizada na Avenida Nossa Senhora da Glória, 2.975, no bairro Cavaleiros. Foram selecionados projetos nas modalidades Iniciação Tecnológica, Desenvolvimento Tecnológico e Apoio Tecnológico.

O programa é desenvolvido em parceria da prefeitura, por meio da Secretaria Adjunta de Ciência e Tecnologia, vinculada à Secretaria Municipal de Educação, com o Centro de Referência em Inovação para Operações Sustentáveis (Crios) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Busca

Acesso Rápido

Destaque