Subsecretaria alerta para cuidados no trânsito

25/09/2013 16:40:00 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Foto: Bruno Campos

O objetivo é ressaltar a importância de uma conduta responsável no trânsito

A subsecretaria de Acessibilidade e Proteção à Pessoa com Deficiência, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Macaé, lançou um alerta nesta quarta-feira (25), Dia Nacional do Trânsito: a importância de uma conduta responsável como forma de prevenir acidentes que podem causar mortes ou deficiências físicas.

- Através da Secretaria de Mobilidade Urbana, em ações educativas, ou da Coordenadoria de Políticas sobre Drogas, na sua campanha ‘Amigo da Vez’, divulgações em prol de uma conduta adequada no trânsito têm sido disseminadas – disse a subsecretária de Acessibilidade, Maria Luiza Quaresma.

Estudo de perfil realizado pela subsecretaria aponta que 37% das pessoas com deficiência atendidas pelo órgão foram vítimas de acidentes de trânsito. Este ano, uma das abordagens tem como tema: ‘Álcool, outras drogas e a segurança no trânsito: efeitos, responsabilidades e escolhas’.

- É necessário o trabalho de conscientização da população sobre esse tema. Macaé possui um intenso fluxo de veículos em todos os horários do dia, acarretando nos condutores um alto índice de estresse, que pode se manifestar desde déficit de atenção até uma condução agressiva. Isso coloca em risco a segurança da população - pontuou Maria Luiza.

Dados do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT), do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), apontam que só no primeiro semestre deste ano 299.290 pessoas receberam indenizações. 

O DPVAT é um seguro que indeniza vítimas de acidentes causados por veículos automotores e circulam por terra ou asfalto. Os dados indicam que o número de mortes no trânsito caiu 3%, mas as indenizações aumentaram 51%.