Foto: Maurício Porão
A Subsecretaria de Políticas para as Mulheres, ligada à Secretaria de Desenvolvimento Social promoveu, na terça-feira (21), no Espaço Mulher Cidadã “Erosita França Lecler”, o Dia da Beleza. O objetivo foi revitalizar o Programa Renda Mulher, que vem sendo executado pelo município, visando qualificar as mulheres e tem como cunho social a geração de trabalho e renda para quem precisa ter uma profissão e ajudar na economia familiar.
O Dia da Beleza reuniu mulheres assistidas pelo Centro de Referência em Assistência Social (Cras) da Aroeira para cortes de cabelo, escova progressiva, pintura, balayage e luzes, entre outros serviços realizados pelas alunas do curso de cabelereiros da subsecretaria. Durante toda a tarde, cerca de 20 cursistas utilizaram seus conhecimentos teóricos na prática da beleza feminina.
O curso completo de cabelereiros é ministrado pela professora Jussara Pires e vem sendo desenvolvido desde o mês de fevereiro, com previsão de encerramento no final deste ano.
- Nós temos três turmas de cabelo nas segundas, terças e quartas-feiras, das 14h às 17h e uma de depilação, às quintas-feiras. São 140 horas/aula para prepara-las e deixa-las prontas para o mercado de trabalho ou montarem seu próprio negócio - um salão de cabeleireiros. Também temos tido muita procura por parte dos salões de beleza da cidade, disse a professora formada pelo Sesi/Senac e que já está na profissão há 25 anos.
Características das cursistas
Muitas alunas do curso de Cabelereiros procuraram o programa Renda Mulher com a finalidade de se qualificar para posteriormente subsidiar seus companheiros ou refazerem suas vidas, através da renda adquirida por seus trabalhos. Algumas delas são de outros locais.
- Temos alunas de vários bairros de Macaé e de cidades vizinhas como Carapebus, Quissamã, Rio das Ostras. Também estão fazendo o curso duas alunas mexicanas e uma japonesa que estão morando recentemente em Macaé, explicou Jussara.
De acordo com a coordenadora do Espaço Lecler, Raquel Gomes, o Programa Renda Mulher visa desenvolver ações e serviços relacionados à promoção de políticas comunitárias ao público feminino, possibilitando qualificação e palestras sobre seus direitos. É uma política comunitária que beneficia a mulher.
- As aulas são ministradas por especialistas e no final de cada curso as participantes recebem certificação. Além disso, enquanto se capacitam as cursistas trocam ideias e experiências e são orientadas no combate à violência contra as mulheres e outras questões concernentes. Quanto ao Dia da Beleza é um projeto que tende a elevar a autoestima das assistidas nos Cras. Começamos com as mulheres da Aroeira, mas vamos fazer integração com todos os Cras, explicou.
Ela anunciou que além do Dia da Beleza a subsecretaria criou mais dois projetos de implementação ao Programa Renda Mulher que serão realizados ainda neste semestre. Tratam-se do “Café com ideias” e do “Cine mulher” que já começa em setembro. “Ambos são de autoria de nossa psicóloga Monalisa Poiares e visam abordar temáticas femininas, estimulando debates”.
A secretária de Desenvolvimento Social, Vania Deveza disse que as iniciativas visam desenvolver ações de enfrentamento à violência e à discriminação contra a mulher, defendendo seus direitos e garantindo a plena manifestação de sua cidadania. “Os cursos e projetos concebidos na subsecretaria de Políticas para as Mulheres devem possibilitar às mulheres além da capacitação, a orientação no combate à violência e nas questões de saúde feminina. Muitas delas sofrem agressões e precisam se libertar economicamente”, frisou.
Para Surama Lidium (38), uma assistida do Cras Aroeira que se beneficiou com corte, hidratação e escova nos cabelos, a iniciativa é bastante positiva. “É muito legal estar aqui com essas profissionais, pois além de cuidar da minha beleza eu estou economizando no bolso e conhecendo novidades sobre a mulher”. Dona Vera Pinheiro, de 80 anos é outra mulher que se favorece com os cortes de cabelo promovido pelo curso. “Estou sempre cortando meus cabelos nesse curso daqui. Aonde a professora vai com suas alunas eu acompanho para me distrair e poupar os custos do corte de cabelo”.