Foto: Kaná Manhães
Curso ajuda a melhorar auto-estima dos idosos
Começou nesta terça-feira (2) o Curso de Máscaras Carnavalescas na sede da Subsecretaria do Idoso de Macaé. Com muito entusiasmo, a agitação é intensa entre os alunos, que têm entre 60 e 80 anos. São homens e mulheres maduros que estão ali aprendendo que com papel jornal, água, gesso e criatividade podem contribuir com a melhora da auto-estima e da qualidade de vida.
Ao todo, serão duas semanas de aulas, toda manhã, às terças e quartas-feiras, para produzir o máximo de máscaras, que serão vendidas na própria Subsecretaria. A orientadora do curso, a artesã Kátia Maria Hércules, afirma que o resultado positivo emocional e o controle motor adquiridos no decorrer dos cursos compensam qualquer dificuldade: “Às vezes, o idoso chega aqui deprimido, desmotivado, e com sua inserção nas terapias ocupacionais propostas pela Subsecretaria tudo muda de figura”.
O aposentado Luiz Pelinca Braga diz ter aprendido na Subsecretaria a fazer artesanato com muito capricho. “Refresco a mente, o dia a dia passado aqui é gostoso, é excelente”. Ele afirma ter melhorado em muito a memória e coordenação motora.
A coordenadora dos cursos de artesanato, Aubanice Menecuccy, lembra que a prática e costume dos homens que se aposentam é ficar em casa. “A mulher continua mais ativa. É difícil, mas estamos conseguindo atrair mais aposentados para os cursos”, e anima-se: “Quando chegam aqui vêem o quanto é especial”.
Para a subsecretária Cátia Crespo, há uma constante campanha para trazer mais homens a participar das atividades da sede. “Os homens são mais inibidos, não vão fazer exames médicos , por muitas vezes não assumem problemas de saúde. As técnicas aqui aprendidas, além de contribuir para a auto-estima da população idosa, pode contribuir para o aumento da renda familiar.
Já a costureira Celi da Silva diz ficar em “uma alegria ímpar; é uma descoberta diária”, e continua, “aprendi muita coisa aqui”. Celi hoje consegue levar seu marido para participar das atividades, o que diminuiu o ciúme de suas saídas a Subsecretaria. “Me sinto mais ativa, inteligente e pensante participando dos cursos aqui”.
Após o curso de máscaras, já estão agendadas aulas de confecção de frutas, também de papel jornal, e curso de bordado, já pensando no Dia das Mães. Mas a Subsecretaria já promoveu outros tantos cursos, como de fuxico, cestaria, abajur, jogo americano de papel jornal e pano de prato pintado e bordado e curso de flores em EVA. Os materiais produzidos são expostos e vendidos em feiras municipais, além de expostos no café do Teatro Municipal, no pátio da sociedade musical Nova Aurora e na prefeitura.
No espaço também tem Curso da Memória, Escrita e Leitura e atendimentos psicológico, jurídico, fonoaudiológico e assistência social. A Subsecretaria do Idoso fica na Rua Francisco Portela, 444, no centro da cidade, em frente ao INSS.