Foto: Kaná Manhães
A encenação que relatava a vida de Jesus emocionou toda plateia
Com objetivo estimular a criatividade pela arte cênica e gerar aumento de produção artesanal na pessoa idosa, a Subsecretaria do Idoso promoveu, recentemente, o Auto de Natal, na Sociedade Musical Nova Aurora. O evento foi promovido pela Prefeitura de Macaé, e Secretaria de Assistência Social. Além da mensagem de fraternidade, fé e harmonia o espetáculo contou com peças teatrais, coral e exposição de artesanatos.
O coral, que tem apenas um mês de existência, é formado por 12 idosos, abriu o espetáculo, com as canções natalinas, como: “Os anjos proclamam”, “Ouçam os sinos”, “Então é Natal”.
- A nossa missão é estimular o potencial criativo da pessoa idosa. Mais do que oferecer uma formação teatral essas pessoas, através da dramatização estão sendo incentivadas a manifestar o lado artístico que existe dentro delas mesmas, falou a subsecretaria do Idoso, Cátia Crespo, que declarou “ o projeto de teatro da subsecretaria não tem a intenção de formar atores, mas sim de utilizar o teatro como recurso para integração social e valorização da auto estima do idoso”.
Para finalizar a programação, a encenação que relatava a vida de Jesus emocionou toda plateia. O Grupo Ateliê da Vida, dirigido pelo ator Felipe Sobral, é formado por Antenor Petrônio, Francisca Iraci, Hugo Garcia, Marcílio Sobral, Maria Carmita, Maria da Penha, Maria Emilse, Rosa Maria e Salvadora Jesus.
- Fico impressionada comigo mesma, quando relembro do meu passado que só vivia doente, com depressão, pressão alta e dependente de remédios, comentou Francisca Luzia dos Santos Fernandes, 61 anos. “É um projeto tão importante, que não existe uma terapia melhor para o ser humano. Não existe idoso, quando a pessoa quer viver, existe cansaço. Atualmente, participo das oficinas de artesanatos e danças”.
Dejanira da Silva Botelho, 69 anos, participa do projeto há quatro anos. “É com muita satisfação que faço parte deste projeto tão bonito, que atende a necessidade do idoso. Aqui aprendi confeccionar almofadas, tapetes, fuxico, suplat, cestas. Além de tudo isso que nós aprendemos, o mais importante é a amizade e alegria que faz parte deste projeto”, emocionada contou Dejanira .
Atualmente, a subsecretaria atende cerca de 3.369 idosos do município, através de um trabalho cuja finalidade é promover a dignidade e a auto-estima entre os cidadãos da terceira idade.