A subsecretária do Idoso, Marli Reis e a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Mariléa Ramos, irão participar e representar Macaé no 5º Seminário de Capacitação de Gestores e Profissionais de ILPIs, que acontece no próximo dia 19, no auditório do Ministério Público, no centro do município do Rio de Janeiro. Durante todo o dia as representantes de Macaé estarão reunidas com representantes dos municípios fluminenses das áreas de Saúde e da Promotoria de Justiça do Estado para discutir o tema principal – “ILPI e saúde mental: conceitos, desafios e reflexos”.
A programação do evento promovido pela parceria entre a UERJ - Universidade Estadual do Rio de Janeiro, UNATI – Universidade Aberta da Terceira Idade e o Ministério Público, prevê ainda palestras e debates acerca dos aspectos legais e demandas da Saúde Mental, Doença de Alzheimer e oficinas sobre o que fazer para melhorar a qualidade de vida dos idosos, além do papel da família neste cuidado, entre outros assuntos.
Segundo a subsecretária do Idoso em Macaé, Marli Reis, o conhecimento na área da saúde da Terceira Idade e o intercâmbio com os gestores dos municípios trarão benefícios na medida em que possam gerar avanços nas políticas públicas já implementadas no município.
– Um seminário que capacita, alerta e indica propondo caminhos facilitadores para o cuidado que se deve ter com o público da terceira idade, e até mesmo para minimizar e superar as dificuldades primordiais é sempre bem vindo. Como representantes de Macaé, também iremos mostrar nossas experiências com os idosos de nossa cidade, através das políticas públicas que ora realizamos – pontua a subsecretária.
A presidente do Conselho Municipal do Idoso, Mariléa Ramos, disse que com a presença das ILPIs – Instituições de Longa Permanência para Idosos, que reúne os profissionais da área, todos ganham conhecimentos:
– A participação de geriatras, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, terapeutas ocupacionais, e outros especialistas em gerontologia, além dos gestores, nos proporcionarão trocas de experiências que irão contribuir para o engrandecimento do trabalho em nosso município – assegura.