Durante três dias, o Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho – Macaé Centro se transformou num local de estudos científicos. De 23 a 25 de maio foi realizado o I Simpósio de Enfermagem, promovido pela secretaria de Saúde, através da coordenação de Enfermagem.
Segundo a comissão organizadora por dia mais de 400 pessoas, entre profissionais, estudantes e acadêmicos de Medicina participaram do evento. O coordenador de Enfermagem, Luciano Ferreira, agradeceu a adesão da categoria e afirmou que o próximo desafio será a realização de um congresso que agregue os profissionais de saúde de todas as áreas.
Luciano ressaltou dois momentos importantes do evento: a cerimônia de abertura quando o prefeito Riverton Mussi aniunciou que estava autorizando o processo de redução da carga horária dos enfermeiros com graduação e a simulação prática de resgate de acidente que teve grande procura, principalmente dos estudantes.
- Os objetivos do evento foram alcançados, conseguimos agregar centenas de pessoas, democratizando o conhecimento e valorizando a profissão. É gratificante vermos a profissão aflorar a cada ano - destacou.
O secretário de Saúde, Luiz da Penha, ressaltou a importância da participação dos estudantes em eventos científicos.
- O objetivo é trabalhar com o lado humano, mostrar aos futuros profissionais que a profissão atende às necessidades sociais da saúde do indivíduo, da família e da comunidade - acrescentou.
A estudante do segundo módulo do curso técnico de Enfermagem Lidiane Mateus e suas amigas afirmam que o evento foi muito produtivo, dinâmico e abordou assuntos interessantes, que as levarão à prática. “Aguardamos ansiosamente por outros cursos”, concluíram.
O evento contou com o apoio de diversas instituições como Petrobras, Sami e Lalá Festas.