logo

Superintendente do IPEM visita instalações do IMMT

17/06/2005 16:25:50 - Jornalista: Sergio Lopes

Na quinta-feira, dia 16, o superintendente do IPEM - Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro – Sérgio Macedo Costa fez uma visita à secretaria de Ciências e Tecnologia para conhecer às instalações do IMMT (Instituto Macaé de Metrologia e Tecnologia). “O interesse do Instituto de Pesos e Medidas é que possamos atuar em parceria, utilizando os laboratórios já implantados pelo IMMT, para desenvolver nosso trabalho nessa região”, explicou.

Sérgio Costa também visitou a Feira Brasil Offfshore, no Macaé-Centro com o objetivo de conhecer as novidades do setor, já que o IPEM trabalha com a verificação metrológica dos medidores de alta vazão. “Nós estamos com uma equipe fazendo a verificação dos produtos que estão expostos à venda no comércio e outros que tenham certificação compulsória do Inmetro e, se os comerciantes estão trabalhando dentro das normas, impedindo assim, que o consumidor compre alguns produtos fora da especificação”, informou.

O IPEM/RJ, Autarquia vinculada administrativamente à Secretaria de Estado de Justiça e Direito do Cidadão, desempenha as atribuições definidas por convênio com o INMETRO, no campo da Metrologia Legal, fiscalização em produtos têxteis e cargas perigosas, bem como a Certificação de Qualidade dos produtos que envolvam segurança e saúde do usuário. Além de outras atividades pertinentes a sua competência.

Segundo o superintendente, o interesse do IPEM é ter um posto fixo em Macaé para que o consumidor e o comerciante tenham uma possibilidade maior de atendimento, sem a necessidade de se deslocar para outro município. “É possível que formemos uma parceria com IMMT, utilizando, em princípio, as próprias instalações do instituto macaense desde que haja interesse da Prefeitura”, ressaltou.

De acordo com o diretor financeiro do IMMT, Luis Guilherme de Mattos, o importante da parceria seria a união de forças para dar mais qualidade e confiabilidade aos serviços realizados pelo instituto na região. “Teríamos um órgão com poder de fiscalização na área de calibração, com aval do INMETRO, para que o consumidor não se sentisse lesado em nenhuma hipótese”, disse.

Caso aconteça a parceria, as ações que poderiam ser desenvolvidas pelos dois institutos para beneficiar a população, na visão do superintendente do IPEM, seria um local onde as pessoas pudessem se dirigir para pedir qualquer informação na área de metrologia e qualidade. O comércio teria também, na opinião dele, uma possibilidade maior de confiabilidade na compra dos produtos. Com relação a isso, desenvolveríamos atividades novas, atendendo também a indústria de petróleo em alguns segmentos na área de pressão e dimensional”, garante.

Para o gerente técnico do IMMT, João Carlos Sant’Anna a parceria seria interessante para o desenvolvimento de algumas atividades técnicas do instituto, como por exemplo, maior apoio às empresas. “O suporte técnico-metrológico e a estrutura dos nossos laboratórios poderão dar um suporte muito maior às atividades do Ipem, aumentando e facilitando, pelo fato de ter uma sede em Macaé, as atividade de medições”, acredita.