Foto: Moisés Bruno
O grupo Esperança do Sana marcará presença no evento
Está tudo certo para o retorno das Tardes da Integração da Melhor Idade. São esperadas para o evento cerca de 600 pessoas com mais de 60 anos de idade, vinculadas aos 22 grupos da Melhor Idade, espalhados pelo município. Essa tarde será realizada na terça-feira (10), na Rua Getúlio Vargas 426, Miramar, das 14h às 17h. Quem organiza a programação é a Fundação Macaé de Cultura, em parceria com a Coordenadoria Especial da Terceira Idade.
Grupos como Esplendor (Trapiche), Despertar (Centro), Reviver (Ajuda), Alvorecer (Miramar), Esperança (Sana), Viva Idoso (Lagomar), entre outros, têm nomes sugestivos e marcarão presença no evento. O grande objetivos de suas reuniões é aumentar a autoestima dos idosos, afastando a solidão nessa faixa etária, além de promover a convivência e o fortalecimento de vínculos.
Nos grupos, há palestras sobre envelhecimento saudável e outras, cursos de artesanato - esse público expõe seus trabalhos manuais uma vez por mês na Praça Veríssimo de Mello, numa parceria com a secretaria de Trabalho e Renda - e aulas de dança, além de dinâmicas de grupo executadas por profissional de Educação Física, entre outras atividades.
Cada grupo tem seu hino próprio e alguns dos seus membros escrevem peças de teatro para que outros participantes interpretem. Na ocasião da Tarde de Integração haverá exibição da peça de teatro "Seca no Sertão", sobre a falta d'água no Nordeste, a ser interpretada por seis atores, vinculados ao grupo Viva Idoso, do Lagomar.
O cover Lyan vai fechar o evento. Os cantores José Alves e Paulo Batista também farão suas apresentações de músicas românticas nesse evento, que ainda terá apresentação de dança intitulada "Alecrim Dourado", feita por membros do grupo Despertar.
- A Tarde da Melhor Idade e os grupos da Melhor Idade levam alegria, socialização, convivência fraterna e felicidade aos idosos - completa a coordenadora Especial da Terceira Idade, a assistente social Alcyra da Cruz Coutinho Fonseca.