Foto: Moisés Bruno
O evento contou com apresentações de artistas da região
A Tarde de Integração foi realizada, em clima de muita descontração, na tarde desta terça-feira (19), na sede social do Clube Fluminense. O evento reuniu 500 integrantes de grupos da terceira idade de Macaé e de Casimiro de Abreu. A programação contou com apresentações de música, coral, teatro, do músico Charutinho, e do cantor Lian (cover de Leonardo). Houve ainda sorteios de brindes e outras atrações.
A secretária de Desenvolvimento Social, Andrea Meirelles, afirma que o evento estimula o convívio social e ainda tem o objetivo de inserir os idosos na rede de proteção que o município oferece.
- Eles têm uma energia incrível, e a nossa intenção é realizar encontros como esse mensalmente -, ressaltou. Ela acrescentou, ainda, que a Subsecretaria do Idoso oferece cursos de artesanato, corte e costura, informática, atendimento com fisioterapia e geriatria.
O coordenador Especial da Terceira Idade, Cláudio de Souza, disse que recebe os grupos da terceira com muita alegria. "Hoje nós reafirmamos a realização da Tarde de Integração. Estaremos juntos pelo menos uma vez por mês, nos integrando, conversando uns com os outros, cantando e até paquerando", destacou o coordenador.
A comerciante Raquel Flores conta que é integrante do grupo Despertar, do Centro, há dois anos. "Vou participar de uma encenação sobre ´Maria Bonita´. Gosto muito dos eventos que o grupo organiza, como passeios e danças", disse.
Para a coordenadora do grupo Despertar, Neri Medeiros, os encontros são muito importantes, principalmente para estimular a autoestima dos idosos. "Quem envelhece é o corpo, mas não o nosso interior. Estamos sempre realizando um evento para eles, como aulas de artesanato e ginástica. Funcionamos durante todos os dias da semana", relatou.
O vice-presidente da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Macaé, José Alves, também participou. Para ele, a Tarde de Integração é importante para exercitar o corpo e ter convívio com outras pessoas, principalmente saindo da rotina diária. "Sempre que posso visito os grupos da Terceira Idade daqui de Macaé e levo meu apoio, bem como informações sobre a associação", finalizou.