Nesta terça-feira (03), a secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) recolheu uma tartaruga marinha que foi encontrada na praia de Imbetiba. Técnicos e fiscais foram até o local depois de receberem a informação de um funcionário da Petrobras, avisando da descoberta do animal. Debilitada, a tartaruga foi encaminhada à Semma para receber os cuidados necessários.
O animal é macho e tem cerca de um ano de idade. Com uma das nadadeiras feridas, a tartaruga está sendo tratada pelo veterinário da secretaria.
- A tartaruga foi colocada em uma caixa d’água e avaliada pelo veterinário. Depois que ela se recuperar, será devolvida ao mar, explicou o coordenador de fiscalização da Semma, Fernando Barreto.
A espécie que foi encontrada é tartaruga-verde, ou Chelonia Mydas. Curiosamente, não é a cor externa que lhe deu esse nome, mas sim a gordura localizada abaixo de sua carapaça, que tem a forma oval. A cor da carapaça de um indivíduo adulto, varia de castanho esverdeado a cinzento. Seu tamanho pode variar de 71 centímetros a 150, e seu peso varia de 40 a 160 quilos.
A tartaruga verde também faz parte da lista oficial de espécies ameaçadas de extinção da UICN - União Mundial para a Natureza e da lista de animais ameaçados de extinção do IBAMA.