Foto: Divulgação
Animal está sendo encaminhado, nesta sexta (2), para o GEMM/Lagos
Uma tartaruga da espécie Oliva foi encontrada morta, nesta quinta-feira (1º), na Praia Campista. Os técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), que estiveram no local, cuidaram da remoção. O animal marinho esta sendo encaminhado, nesta sexta-feira (2), para o GEMM/Lagos - Grupo de Estudos de Mamíferos Marinhos, localizado no município de Búzios. O grupo monitora e estuda a fauna marinha, principalmente as baleias, golfinhos aves e tartarugas do Estado do Rio de Janeiro.
Segundo o biólogo Alexandre Bezerra, quando a equipe chegou ao local constatou que a tartaruga apresentava sinais que indicavam morte por afogamento. Ele informou que nos últimos meses vem aumentando o número de animais marinhos encontrados (mortos ou feridos) nas praias da cidade. Alguns casos são atribuídos a abalroamento com rebocador ou barcos de grande porte. “No caso da tartaruga Oliva, existe a possibilidade dela ter ficado presa em alguma rede de espera (pesca)”, disse.
Espécie ameaçada – A tartaruga Oliva é uma espécie em perigo de extinção, cujo nome científico é Lepidochely olivacea, se alimenta de peixes e invertebrados marinhos e chega a pesar até 60 quilos.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Maxwell Vaz, é preciso cuidado com a fauna e formular medidas específicas para o setor. “Os nossos pescadores, por exemplo, devem ter o cuidado ao lançar as redes no mar em locais próximos às formações rochosas da costa regional, pois são nesses lugares que várias espécies de animais marinhos se alimentam. Outro cuidado é que a população continue a nos informar sobre a existência dessas espécies em situação de risco nas praias”.
Pingüim Zezinho – O pingüim que foi encontrado na praia do Lagomar e passou uns dias sendo cuidado pelos biólogos do Meio Ambiente, sendo batizado de Zezinho, por ouvintes de uma rádio local, através de uma enquete, também será levado nesta sexta-feira, para o GEMM/Lagos e será submetido à análise.
Caso sejam encontrados, pingüins, golfinhos, tartarugas ou outras espécies de animais nas praias de Macaé, a população pode colaborar ligando para a Secretaria de Meio Ambiente, através dos telefones 27624802 e 27599487.