
Foto: Mauricio Porão
A tartaruga-verde foi solta na tarde desta sexta (28), na Praia dos Cavaleiros
O Instituto BW, com o apoio da Secretaria de Ambiente, Sustentabilidade e Clima e ainda da Guarda Ambiental de Macaé, realizou na tarde desta sexta-feira (28), a soltura de uma tartaruga-verde (Chelonia mydas), na Praia dos Cavaleiros.
O Zootecnista e Educador Ambiental,Thiago Graça, do Instituto BW, explica que o animal foi resgatado na região de Macaé.
“O animal foi encontrado através do monitoramento regular que acontece diariamente nas praias da região, conduzido pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Campos e Espírito Santo (PMP-BC/ES). O animal é uma fêmea, deu entrada em nossa unidade de estabilização com suspeita de afogamento, passou por exames e acompanhamento clínico durante dois meses”, contou.
A soltura da tartaruga-verde contou com a participação da comunidade e de escolas, como a de Wolfango Ferreira.
A professora Ritaline Dias de Azevedo conta que é a primeira vez que os alunos participam de uma soltura de tartaruga.
“Nós trouxemos alunos da turma de Correção de fluxo de idades entre 9 e 12 anos. Elas ficaram bastante entusiasmadas em participar da atividade”, afirmou.
A aluna Laura Sofia Bastos disse que gostou muito de ter visto a tartaruga-verde voltando para sua casa.
“Gosto muito de animais e costumo ver tartarugas na Praia da Imbetiba”, comentou.
A coordenadora de Medicina Veterinária e vice-presidente do Instituto BW, Paula Baldassin, ressaltou que reintroduzir um animal em seu habitat natural é muito gratificante para toda equipe.
“Cada olhar de uma criança e, até mesmo um adulto, nesse animal, é uma semente plantada para a conservação do meio ambiente no futuro”, disse.
Instituto BW - O Instituto BW, atua no monitoramento, resgate dos animais marinhos e educação ambiental da Região dos Lagos e Norte Fluminense, em cumprimento da execução do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Campos e do Espírito Santo (PMP - BC/ES).