logo

Taxímetros serão instalados ainda este ano

09/11/2006 10:45:05 - Jornalista: Simone Noronha

A Macaé Trânsito e Transportes (Mactran) está com quase tudo pronto para a instalação de taxímetros nos 120 veículos da cidade. Até dezembro, os primeiros 80 táxis já adesivados começam a receber o aparelho. Enquanto isso, os proprietários dos demais veículos estão regularizando documentação para receberem os adesivos oficiais do município, feitos pela Mactran. O taxímetro é a última etapa da legalização do veículo.

De acordo com o presidente da Mactran, coronel Lúcio Aracati, a instalação dos taxímetros vai ser feita em parceria com o Instituto Macaé de Metrologia e Tecnologia (IMMT). “Dois técnicos do Instituto fizeram curso em São Paulo sobre taxímetros. Além disso, uma equipe do IMMETRO estará em Macaé periciando o trabalho”, explicou. Os táxis serão chamados de acordo com calendário que será elaborado pela Mactran, obedecendo o final das placas.

Para o presidente da Mactran, a implantação dos taxímetros coloca Macaé em um padrão usado em grandes cidades neste tipo de prestação de serviço direto, beneficiando tanto os taxistas quanto os usuários. “O usuário terá mais segurança e confiabilidade. Além disso, o taxímetro vai estimular o macaense a usar mais o serviço de táxi, aumentando assim o faturamento desses profissionais”, comentou.

A implantação dos taxímetros cumpre o artigo 5º da lei 2224 de 2002, que trata da obrigatoriedade do uso do aparelho. Os taxímetros, ainda nas fábricas, passam por testes que provam se o aparelho está funcionando de acordo com as normas estabelecidas.São feitos ensaios que verificam as inscrições obrigatórias, a programação e a velocidade de transição dos valores.

Ao ser aprovado, o relógio recebe um selo e está pronto para uso. O Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) desenvolve um trabalho específico nesta área. O taxímetro deve ser operado sempre à vista do passageiro, de forma que permita a ele acompanhar todo o ciclo de medição.