A Biblioteca Pública Municipal Dr. Télio Barreto, em Macaé, realiza a atividade “A Hora do Conto”, do projeto “Semeando Leitura”, nesta sexta-feira (16), às 15h, na Praça das Artes, no Centro Macaé de Cultura. O objetivo é incentivar o hábito de leitura. Cinco funcionários da Biblioteca vão promover oficina de artes, conto de histórias, declamação de poesias e teatro de fantoches com a peça “O Verdadeiro Natal” para os menores de 13 anos que freqüentam a Biblioteca.
Segundo a coordenadora do projeto, Célia Jatobá, a Biblioteca tem 40 mil títulos, com videoteca, e está aberta de segunda-feira (das 7h30m às 19h) a sábado (de 8h às 14h), dando assistência cultural a pessoas da cidade e de municípios vizinhos. Funcionando há 64 anos, a Biblioteca terá uma filial no ano que vem no bairro Parque Aeroporto, além de ramais nos distritos da região serrana. Ela citou o projeto “Pé de Livro”, no qual o cidadão terá acesso a livros, jornais e revistas e outras publicações em praça pública, onde ele fará a leitura.
Na programação deste ano do Dia Nacional da Cultura, há dois meses, a equipe da Biblioteca apresentou a história “O Pescador, o Anel e o Rei”, no Centro Macaé de Cultura e na Praça Agostinho Nocchi, em Glicério. No início de dezembro, o Bairro Cidadão, no Visconde de Araújo, recebeu a equipe para este trabalho com as crianças. “Nosso objetivo é que as crianças desenvolvam suas aptidões para ler, tenham a imaginação estimulada, sintam prazer em escrever. Enfim, que tenham fortalecidas a criatividade e o ambiente de segurança emocional, para se tornarem cidadãs leitoras”, conclui Célia.