Em julgamento realizado na tarde desta quinta-feira (14), o técnico Tita e o zagueiro Wallace foram absolvidos, por unanimidade, pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) da Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj). Os dois haviam sido expulsos na vitória de 1 a 0 sobre o América, no dia 23 de janeiro, em partida válida pela segunda rodada da Taça Guanabara.
Tita foi denunciado no artigo 188 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) - manifestar-se de forma desrespeitosa, ou ofensiva, contra o árbitro ou seu auxiliar - e Wallace no artigo 253 - praticar agressão física. Testemunha, o gerente de futebol do Macaé Esporte, Gustavo Mendes, informou como o clube arquitetou sua defesa neste processo no TJD.
- A sessão começou às 16h25 e durou apenas 10 minutos. O nosso advogado [Mário Bittencourt] exibiu o vídeo do jogo ao procurador, que decidiu absolvê-los. Para ele, o Tita não desacatou o árbitro José Alexandre Barbosa Lima e o zagueiro Wallace não trocou cotoveladas com o atacante Bebeto, do América, também expulso naquele jogo - disse Gustavo Mendes.
Nesta sexta-feira (15), o Macaé Esporte treina pela manhã, no Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo. Tita comandará um treino tático visando o jogo-treino contra o Sendas no sábado (16), às 16h, também na Barra. Com os 11 pontos faturados no turno, a equipe fechou a Taça Guanabara em sexto lugar no geral e com a melhor defesa do Carioca, com cinco gols sofridos.
Bira: volante Índio
entra em exigência
Se no início da semana o Macaé conseguiu finalmente regularizar o zagueiro Otávio, que aguardava a sua transferência do Pogon, da Polônia, o clube foi pego de surpresa outra vez com o Boletim Informativo de Registro de Atletas. O volante Índio, que ainda não estreou com a camisa do alvianil, tinha seu nome publicado no Bira, mas acabou caindo em exigência.
- A Ferj alega que ainda não recebeu a liberação da Federação Paulista de Futebol [o jogador defendeu o Noroeste na última temporada] e, com isso, ele fica sem condições de jogo - frisou o gerente de futebol Gustavo Mendes.
Federação divulga
tabela da Copa Rio
Em arbitral realizado na Ferj, foram definidos o regulamento e a tabela da Copa Rio. A competição terá seu início no dia 23 de fevereiro. Ao todo, 24 clubes disputarão uma vaga na Copa do Brasil de 2009 além de um lugar no Brasileiro da Série C. A Copa Rio será dividida em cinco fases.
Na primeira, 10 equipes serão divididas em dois grupos, jogando entre si, dentro dos seus grupos, em turno e returno, classificando-se as três primeiras colocadas de cada chave. Grupo A: Sendas, Quissamã, Paraíba do Sul, Olaria e Castelo Branco. Grupo B: Aperibeense, Cidadania, Tigres do Brasil, Villa Rio e Campo Grande.
Na segunda, os seis times classificados serão distribuídos em três grupos. Eles jogam entre si, dentro do grupo, em jogos de ida e volta, classificando-se para a terceira fase a vencedora de cada grupo. Nesta próxima etapa, as equipes serão distribuídas em quatro grupos de até quatro associações por grupo, jogando entre si, dentro do grupo, em turno e returno, classificando-se para a quarta fase as duas primeiras colocadas de cada chave. Será nesta fase que os clubes da Primeira Divisão entram na competição juntamente com o Nova Iguaçu. São elas: Macaé, Volta Redonda, Duque de Caxias, Madureira, Cabofriense, Mesquita, América, Cardoso Moreira, Friburguense, Resende, Boavista e Americano.
A quarta fase (semifinal) será formada pelas duas primeiras equipes classificadas de cada grupo da terceira fase, distribuídas em duas chaves de quatro clubes em cada grupo, jogando entre si em turno e returno, dentro das chaves, classificando-se para a próxima fase a vencedora de cada grupo.
Na quinta fase (final), as duas associações classificadas na quarta fase jogarão entre si duas partidas, ida e volta, sendo declarada campeã a melhor classificada ao final da segunda partida.
A agremiação campeã será indicada à CBF para a Copa do Brasil de 2009 sendo, a vice-campeã indicada para disputar o Campeonato Brasileiro da Série C do mesmo. A terceira colocada estará habilitada a participar da Copa Rio-Espírito Santo de 2008.