Foto: Divulgação
Siriema foi levada ao Horto Municipal
A equipe da Secretaria de Meio Ambiente de Macaé conseguiu devolver ao seu habitat mais um animal da mata atlânitica. Uma siriema foi solta nesta quinta-feira (7), no Horto Municipal, localizado no Imburo. A ave foi levada à Secretaria no fim da tarde de quarta-feira pela Guarda Ambiental. A siriema tinha sido atropelada nas proximidades da Mactran,e apresentava lesões e hemorragia nasal.
Ao ser recebida pela equipe da coordenadoria de Fauna, o animal foi imediatamente tratado. “A equipe estancou a hemorragia e administrou medicamentos como anti- inflamatório e analgésico. Além disso, a ave foi alimentada para se fortificar e poder retornar ao seu habitat natural”, disse o coordenador, o médico veterinário Gleidson Madalena.
Segundo Rodolfo Coimbra, técnico do setor, antes do pronto restabelecimento da ave a equipe fez uma pesquisa de campo para ver o local adequado para a soltura. “Estivemos no Horto Municipal e o avaliamos como o melhor para soltura da siriema, uma vez que o local abriga diversas fontes de alimentos e protege da ação de pessoas que muitas vezes caçam estes animais”.
No últimos meses, a Semma tem recebido inúmeros tipos de aves terrestres e marinhas, tem tratado e encaminhado ao seu habitat natural.
De acordo com o secretário Maxwell Vaz, a ação humana de desmatamento provoca a fuga dos animais nativos para o meio urbano, assim como o sofrimento dos animais marinhos como as tartarugas, por exemplo, que às vezes até morrem pela quantidade de lixo jogada na orla. Ele lembrou que o Conselho de Meio Ambiente (Commads), através de resolução proibiu a pesca da espécie e o descarte de resíduos, principalmente plásticos, diretamente na natureza.
- A resolução dispõe sobre a proteção às tartarugas marinhas que sofrem a ação de agentes estranhos ao ecossistema, na orla do município de Macaé. A proibição considera a proteção conferida à fauna silvestre pela lei 9605/98 que entende por "habitat das tartarugas marinhas" todos os ambientes aquáticos e terrestres utilizados por elas durante qualquer etapa de seu ciclo de vida. Em Macaé, o habitat das tartarugas são as praias das Conchas, do Forte Marechal Hermes e Imbetiba – lembrou.
Característica da ave - As siriemas pertencem à família Cariamidae. São aves de médio porte, terrestres, que preferem correr a voar. O grupo é nativo da América do Sul e habita campos e florestas abertas, alimentam-se de insetos, lagartos, pequenas cobras, assim como algumas sementes e frutas.