De janeiro a julho deste ano, a secretaria de Defesa do Consumidor de Macaé –Procon - recebeu as mais variadas reclamações sobre serviços e produtos. Liderando o ranking, estão a operadora de celular Vivo com 12,6% e a empresa Motorola, seguida da operadora de telefone fixo Telemar, com 11,7%.
Das reclamações feitas à secretaria em relação à Motorola 100% foram resolvidas. “Esse índice varia de acordo com a empresa”, explica o secretário Eraldo Viana Sant’Ana. No caso da Vivo, diz Sant’Ana, 24% dos processos já foram resolvidos. Das queixas feitas ao Procon/Macaé, 1,2% estão com processo em andamento.
O segmento que tem dado mais trabalho para órgão é o de telefonia. De acordo com Sant’Ana, a operadora de celular Vivo é a que tem o maior número de reclamações na secretária de Defesa do Consumidor. Além das operadoras de celulares, os fabricantes de aparelhos também têm sido alvo de reclamações. A Motorola foi responsável por 12,6% das queixas e a Nokia 9,7%.
Liderando o ranking de serviços está a Telemar com 11,7% . Em segundo lugar está a Ampla com 10,7% e em terceiro lugar neste segmento, a Cedae com 7,3%. Confira a lista divulgada pela secretaria de Defesa do Consumidor.
Os campeões de queixas no Procon Macaé
Motorola – 12,6%
Vivo – 12,6%
Telemar – 11,7%
Ampla –10,7%
Nokia –9,7%
Cedae –7,3%
Ponto Frio –6,3%
CEG –5,3%
Credicard – 5,3%
Banco Itaú –5,3%
Multibras –3,9%
Casas Bahia –3,4%
Embratel –2,9%
Casa e Vídeo –2,4%
Fonte: Procon/Macaé