O combate ao Aedes aegypti prossegue com ações pontuais
A Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde da Secretaria de Saúde de Macaé lançou, nesta sexta-feira (08), a nova Campanha de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. As ações de conscientização e tratamento foram concentradas na região central do município, com uma tenda montada no Calçadão da Avenida Rui Barbosa.
Com a pergunta “Tem Aedes por aí? Não deixe o mosquito se criar na sua casa!”, a nova ação chama atenção da população para sua colaboração. Estão sendo pontuadas a checagem semanal nas residências. São apenas dez minutos para verificar os locais onde o mosquito costuma colocar os ovos como: os reservatórios de água, calhas, pneus, barris, pratinhos dos vasos de plantas, bandejas do ar condicionado, ralos, entre outros.
O coordenador do Cevas, Luan Campos, reforça que com a proximidade do verão é importante que toda população redobre os cuidados. “Vamos intensificar as ações em toda a cidade, principalmente o de conscientização, pois este é um dos principais pilares no combate aos focos, já que 80% destes estão nas residências”, frisou.
Além da orientação aos comerciantes e pedestres, com distribuição de folhetos explicativos, as crianças que chegavam à tenda participavam de atividades lúdicas como jogo da velha e caça-palavras, contendo explicações sobre controle biológico do mosquito e as fases de desenvolvimento.
Os agentes de endemias também percorreram as ruas da área central fazendo a colocação de larvicidas nos bueiros.
Para outras informações, reclamações ou solicitações, a população pode entrar em contato com a Cevas por meio do e-mail: cevas@macae.rj.gov.br ou pelo Disque Dengue: 0800 022 646.