Foto: Raphael Bózeo
Aulas oferecidas gratuitamente têm revelado talentos da cidade
Foram 15 medalhas do Campeonato Interestadual da equipe de Tênis de Mesa de Macaé, em 2016. Um ano importante para o projeto que tem como objetivo oferecer oportunidade a jovens e fomentar o esporte. Neste domingo (4), às 13h, a Copa Macaé de Tênis de Mesa será realizada no Flamenguinho, no Miramar, sendo o último evento da excelente temporada da modalidade na cidade.
Além de incentivar muitos jovens a praticarem o esporte e usar as aulas como grande ferramenta de educação, alguns, mais apaixonados, mergulharam de cabeça no sonho de chegar um dia nas Olimpíadas. É o caso de Boryel Andrade, Guilherme Santos e Gabriel Siqueira.
Os três ganharam destaque com boas participações no circuito interestadual durante todo o ano. Boryel tem apenas 15 anos e disputou seis etapas, faturando oito medalhas: uma de ouro, três de prata e quatro de bronze. Algumas, inclusive, em categorias mais avançadas.
- Esse ano foi bom para mim. Consegui terminar o ano em terceiro lugar no ranking estadual. Ano que vem mudo de categoria e vou lutar para terminar em primeiro, disse o jovem mesa-tenista da categoria juvenil.
Quem também levou o nome da cidade para outros estados foi Guilherme Santos, 18 anos. Foram cinco medalhas de bronze, todas conquistadas na categoria acima da dele, a juventude. Gabriel Santos, também de 18 anos, faturou duas de bronze, na mesma categoria. "Foi um bom ano para nós. Vamos trabalhar mais e conseguir melhor desempenho. Sonhamos em disputar o Brasileiro em 2017" disse Guilherme, atualmente entre os 12 melhores do estado.
Se é um sonho para os atletas disputarem esta competição, para o técnico e professor Mário Cure é um objetivo. "Atingimos os nossos objetivos com eles brilhando. Vamos dar continuidade. O projeto, além de ter esse desempenho legal de competições, também é voltado para educar muitos jovens".
Aula de Tênis de Mesa é um projeto da Prefeitura de Macaé, através da Fundação de Esporte (Fesporte) que oferece aulas gratuitas para qualquer idade. As atividades acontecem toda terça e quinta-feira, no ginásio do Flamenguinho, no Miramar, das 13h às 22h. Os interessados podem se inscrever no local. A escolinha oferece toda estrutura para a prática esportiva.
- É um projeto social importante que, além de educar, cria para alguns jovens a oportunidade de disputar competições em alto nível, como acontece nesta temporada, afirma o presidente da Fesporte -, Thales Coutinho.
Copa Macaé de Tênis de Mesa - Para participar do evento que será realizado no próximo domingo, às 13h, no Flamenguinho, as inscrições são gratuitas e feitas no dia da competição, antes do início da mesma.