Terceira edição do Prefeitura Presente acontece no Lagomar

20/06/2022 13:39:00 - Jornalista: Equipe Secom

Serão oferecidas à população serviços prestados pela Prefeitura de Macaé

A Terceira Edição do Prefeitura Presente acontecerá nesta quinta-feira (23), no bairro Lagomar, de 9h às 16h. A proposta do projeto é levar os serviços oferecidos pela Prefeitura de Macaé para as comunidades. Entre as ações estão tratamento odontológico; testes de HIV, Sífilis e glicemia; agendamento para carteira de identidade; emissão e regularização do cartão do SUS; vagas de emprego; registro no cadastro único, entre outros.

Saúde


Na área de Saúde, a Coordenadoria de Odontologia realizará a entrega de 500 kits de escovação, além de palestras, brincadeiras infantis e aplicação de flúor em 100 pessoas, com distribuição de senhas para os turnos da manhã e tarde. Haverá, ainda, emissão de cartão SUS e atualização cadastral, promovida pela Coordenação de Controle e Avaliação. Já o Centro de Referência do Diabético irá fazer orientações sobre a doença e verificação de glicemia.

O Programa de Tuberculose estará presente com orientações e agendamento para avaliação. Além disso, terá atividades do Programa IST/AIDS (Infecção Sexualmente Transmissível), com teste rápido.

A Coordenadoria da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (Catan) realizará orientação sobre Auxílio Brasil e aleitamento materno. As dicas sobre como evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, serão realizadas pela Coordenadoria de Vigilância Ambiental e Saúde. A vacina contra a Covid-19 estará sendo aplicada em adultos.


Desenvolvimento Social



O projeto terá, também, várias ações promovidas pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade: Cadastro Único - serviços de inclusão e atualização cadastral; Coordenadoria de Políticas de Acesso e Gêneros - orientações e serviços para população LGBTI+ e agendamento para retificação de nome social; Coordenadoria de Política de Direitos de Fomento a Inclusão - orientações e serviços para pessoas com deficiência; Conselhos Tutelares – orientações a população, recebimento de denúncias e requerimento de documentos para menores; Serviços de Família Acolhedora e Programa de Apadrinhamento - divulgação e orientação; CRAS – Centro de Referência de Assistência Social – orientações sobre o serviço.

Políticas para as Mulheres


A Secretaria de Políticas para as Mulheres levará, por meio do Ceam Itinerante, acolhimento com a psicologia e orientações jurídicas, além de informações sobre a rede de proteção e atendimento à mulher no município, distribuição de folhetos sobre os Direitos da Mulher; Roda de Conversa "Os Direitos das Mulheres", com a equipe da secretaria; oficina de artes manuais com o Espaço Mulher Cidadã; serviço de execução de trança raiz com a equipe da Jheniffer Ozório, formada por quatro voluntários.

Trabalho e Renda


A oferta do serviço de atendimento para encaminhamento de vagas de emprego será promovida pela Secretaria Adjunta de Trabalho e Renda. O órgão disponibilizará 40 vagas para agendamento de emissão de primeira e segunda vias de Identidade.

Esportes


A Secretaria de Esportes irá agitar o espaço com aula de ginástica, às 10h; cross training e recreação, das 9h às 17h; e avaliação física, com o projeto Informa.

Qualificação Profissional


A Secretaria Adjunta de Qualificação Profissional estará presente no evento com pesquisa de campo sobre cursos profissionalizantes e esclarecimento de dúvidas pertinentes à área.

Mobilidade Urbana


A Secretaria de Mobilidade Urbana promoverá ações educativas e prevenção de acidentes no trânsito, com instrução para toda a comunidade sobre os cuidados para evitar acidentes, além de todos os componentes e atores do trânsito, entre eles, ciclistas, pedestres, condutores e motociclistas.

Cultura e Turismo


As Secretarias de Cultura e Turismo apoiam o projeto com estruturas e logística. Além disso, haverá apresentação de Capoeira, uma realização da Secretaria de Cultura.

Procon


A Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) realizará atendimento para ações educativas aos consumidores e registro de reclamações referentes às relações consumeristas.

Ambiente e Ouvidoria


A Secretaria de Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal realizará uma mostra das Unidades de Conservação de Macaé.


Já a Ouvidoria estará com uma ação educativa durante o evento.

Desenvolvimento Econômico


A Secretaria de Desenvolvimento Econômico estará presente com serviços oferecidos pela Casa do Empreendedor, que visa dar celeridade aos trâmites de abertura de empresas e obtenção de suas licenças municipais de funcionamento.


Decreto: 145/2022



A Prefeitura Presente já foi realizada nos bairros das Malvinas e Nova Holanda. Para organizar os eventos foi criada, por meio do decreto nº 145/2022, a Comissão Especial para implementação do Programa Prefeitura Presente nos Bairros no Município de Macaé.

A presidência será do Secretário Municipal Adjunto de Relações Institucionais, será integrada por representantes dos seguintes órgãos municipais: Chefia do Gabinete do Prefeito; Secretaria Municipal Adjunta de Relações Institucionais; Secretaria Municipal Adjunta de Cerimonial; Secretaria Municipal Adjunta de Comunicação; Secretaria Municipal de Saúde; Secretaria Municipal de Cultura; Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana; Secretaria Municipal de Ordem Pública; Secretaria Municipal de Serviços Públicos; Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade; Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres; Secretaria Municipal de Esportes; Secretaria Municipal Adjunta de Proteção e Defesa do Consumidor – PROCON/MACAÉ; Secretaria Municipal Adjunta de Qualificação Profissional; Secretaria Municipal Adjunta de Ciência e Tecnologia; Secretaria Municipal Adjunta de Trabalho e Renda; e Secretaria Municipal Adjunta de Turismo.