Terceiro Conselho Tutelar de Macaé funcionará na Serra

05/09/2011 16:02:29 - Jornalista: Lione Acácia - estagiária

O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Macaé (CMDDCA/Macaé) fará, no dia 25 de setembro, eleição para o Conselho Tutelar da Serra. Só poderão participar do processo os eleitores cadastrados na Região Serrana. A votação acontecerá na Escola Municipal Raul Veiga, em Glicério. Será necessária a apresentação de título de eleitor.

São oito candidatos que passaram em provas anteriores, e agora estão aptos a ocupar as cinco vagas disponíveis. Cada eleitor poderá votar em até cinco candidatos. Os conselheiros eleitos cumprirão um mandato de três anos, e têm suas atribuições determinadas pelo estatuto.

De acordo com o presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, Antônio Filipe Gonçalves, o Conselho Tutelar da Região Serrana foi criado em razão da demanda local. “Quando o Conselho Tutelar realizava plantões na serra. surgiam muitas denúncias. Por esse motivo, fizemos um pedido ao legislativo e fomos atendidos”, disse o presidente.

Os conselheiros eleitos terão um mandato de três anos, e deverão cumprir uma carga horária de 30 horas semanais, com um plantão noturno por semana, além dos plantões de finais de semana e feriados. Esse é um cargo remunerado e, segundo as folhas de pagamento dos municípios, os conselheiros tutelares de Macaé são os mais bem pagos em todo Brasil.

Outra conquista do CMDDC a é a criação de uma sede própria na Região Serrana. “Teremos uma sede própria, mas não ficaremos restritos a ela. Os conselheiros farão plantões semanais em todos os distritos da serra, desse modo conseguiremos atender aos 40 mil moradores da região”, afirmou o presidente do CMDDCA.

Os moradores poderão fazer denuncias, caso percebam alguma irregularidade no processo eleitoral. Para isso, basta acessar a página conselho na internet. www.cmddcamacae.rj.gov.br.