A equipe de vacinadores da Fundação Agropecuária de Abastecimento e Pesca de Macaé (Agrape) finaliza nesta terça-feira (10), a primeira etapa de vacinação contra a febre aftosa e raiva animal. No último dia da campanha, os vacinadores da Agrape visitarão as propriedades no Imburo e no assentamento Celso Daniel, em Cabiúnas. Do rebanho macaense, 70% já foram vacinados.
A expectativa da presidente da Agrape, Mariana Machado, é vacinar de 27 a 30 mil animais. Até o final do mês, será divulgado o balanço da campanha. A Agrape colocou nesta campanha, 30 mil doses da vacina à disposição dos pequenos produtores rurais .
Iniciada na segunda quinzena de março, a campanha é direcionada a todo rebanho, sendo que a Agrape disponibiliza a vacina somente em propriedades com até 100 cabeças. O restante do gado será vacinado pelos próprios produtores responsáveis pelo rebanho.
Em Macaé, são 800 propriedades com um rebanho estimado em 95 mil cabeças. O município é considerado o segundo maior no Estado do Rio de Janeiro.