logo

Termina prazo para verificação de taxímetros

01/07/2013 17:44:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Juranir Badaró

Ação acontece em parceria com o Instituto de Pesos e Medidas (IPEM)

Termina nesta terça-feira (2) a verificação de taxímetros dos veículos cadastrados pela Secretaria de Mobilidade Urbana de Macaé. A ação acontece em parceria com o Instituto de Pesos e Medidas (IPEM), que possui uma unidade móvel e visa facilitar a vida dos proprietários de táxis, coibir irregularidades e garantir um serviço de qualidade para o usuário.

O maior movimento registrado no primeiro dia de vistoria, nesta segunda-feira (1), foi na parte da tarde. Os taxistas devem comparecer na sede da Secretaria de Mobilidade até às 17h, com o Guia de Recolhimento da União (GRU) pago. O mesmo pode ser retirado no site www.ipem.rj.gov.br. Eles também devem apresentar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) de 2012 ou 2013, certificado do Ipem-RJ do exercício de 2012 ou 2013, Certificado de Segurança Veicular (CSV) para carros movidos a Gás Natural Veicular (GNV) dentro da validade.

A auxiliar Metrológica do IPEM, Maria de Lourdes da Silva, explica que após a apresentação dos documentos, os técnicos do IPEM, juntamente com o proprietário do táxi, percorrem o pátio da secretaria para verificar a calibração do taxímetro, se o mesmo corresponde ao que o consumidor deve pagar. Após a vistoria, o veículo recebe o selo referente ao ano de 2013. 

Os taxistas que perderem este prazo terão que procurar a sede do IPEM no Rio de Janeiro para se regularizar. 

De acordo com o gerente do Cadastro de Vistoria, Luiz Carlos Gomes Moreira, a frota de táxis na cidade é de 109 veículos, que passaram pela vistoria anual da mobilidade e receberam a certificação de 2013. “Este trabalho é importante, pois o usuário tem a certeza de está utilizando um veículo totalmente legalizado junto aos órgãos competentes”, frisou. 

Taxista há 16 anos, Pequer Moraes ressalta que o usuário está cada vez mais exigente e consciente dos seus direitos. “Estar legalizado é um dos requisitos que o cliente quer para utilizar o veículo”, disse. Segundo dados da Secretaria de Mobilidade, 95% da frota de táxis da cidade é de veículos novos. A idade máxima para circular é de oito anos. 

Para saber se o carro está legalizado, o usuário deve verificar no parabrisa o selo azul de 2013 da Mobilidade Urbana e o selo alaranjado do Ipem. A sede da Secretaria de Mobilidade Urbana fica localizada na Rodovia RJ 168, Km 4, no Bairro Virgem Santa, em frente ao Fórum da cidade e ao lado do Hospital Público Municipal (HPM)


Fotos Relacionadas