O secretário do Interior de Macaé, Carlos Eduardo Jardim, acompanhado do assessor de Estado da secretaria de Obras, Carlos Gilberto da Silva, vistoriou, nesta quinta-feira (15), as obras do Programa de Ações Emergenciais, de recuperação do trecho da RJ-162, que liga o Trevo da BR–101 a Glicério, região serrana do município.
O programa, que inclui a RJ-168, é fruto da parceria entre o Departamento de Estradas de Rodagem (DER – RJ) e a prefeitura de Macaé, que tem urgência em recuperar essas vias, de grande importância para o escoamento da produção agrícola e leiteira da região serrana. Carlos Jardim falou do andamento das obras.
- Hoje, quinta-feira, com antecipação de um dia, terminam as obras do trecho final, que vai da BR–101 até Córrego do Ouro, finalizando a primeira etapa da parceria do estado com o município, através da secretaria do Interior. A pedido do presidente do DER-RJ, Henrique Ribeiro, o município – através da secretaria do Interior - vai passar a ele, na próxima reunião, todas as necessidades urgentes para que sejam solucionadas as obras focadas na RJ-162 e RJ-168-, disse Jardim.
Carlos Gilberto falou dos benefícios à população, como resultado da parceria município-estado. “Nunca, na história de Macaé, houve parceria unindo estado e município. O trabalho conjunto começa com o programa de ações emergenciais e vai prosseguir com obras de recuperação definitiva da RJ-162, parte da RJ-168, o que vai atender às necessidades de Macaé e beneficiar as regiões vizinhas. Além disso, será duplicada a entrada da cidade, da Rodovia Amaral Peixoto, a partir do Parque dos Tubos, da divisa com Rio das Ostras, até a saída da cidade. O município poderá atender áreas como saúde, educação, promoção social, saneamento básico”, afirmou Carlos Gilberto.
O residente da base do DER-RJ em Macaé, Ronaldo Babo Soares, acompanha o desenvolvimento das obras. “A parceria do DER-RJ com a prefeitura terá continuidade na recuperação das estradas estaduais e vicinais, atendendo à solicitação do prefeito Riverton Mussi ao governo do estado, através do departamento -, disse Ronaldo Soares, que aproveitou a oportunidade para desfazer boatos quanto ao fechamento da ponte de Barra de São João.
- A ponte não vai fechar em momento algum no carnaval, para não prejudicar o turismo na região. Com o apoio do DER e Batalhão da Polícia Rodoviária – BPRV - estará aberta todo o tempo ao tráfego de veículos leves – vans e carros de passeio -, informou Soares.