Foto: Ana Chaffin
Os profissionais de limpeza e conservação atuam em todos terminais em atividade
A nova rotina de limpeza e conservação da higienização dos terminais rodoviários do Sistema Integrado de Transporte voltou a ser realizada em período integral desde a última semana. A mudança inclui a limpeza geral dos locais e a manutenção da higienização ao longo do período do dia e da noite. A intenção com a medida é permitir que os cerca de 120 mil passageiros que utilizam o transporte público todos os dias tenham mais conforto ao passarem pelos terminais urbanos.
Os profissionais de limpeza e conservação atuam em todos terminais em atividade: Central, Cehab, Lagomar e Parque de Tubos. Eles fazem a limpeza geral dos pátios, das áreas de manobras, das plataformas e dos escritórios. Há também funcionários para cuidar da limpeza dos banheiros masculino, feminino e para pessoa com deficiência.
O turno em todos os terminais foi dividido da seguinte forma: o primeiro turno vai das 6h até às 15h. Já o segundo se estende das 15h à meia-noite, enquanto o terceiro é realizado no período entre meia-noite às 6h. No total, o Central, que é o maior terminal urbano da cidade, conta com quatro agentes de limpeza durante o dia e mais dois no período noturno. Nos demais terminais, Cehab, Lagomar e Parque de Tubos, são dois agentes de limpeza a cada turno.
Rotina - Além da limpeza geral durante o dia e a noite, que inclui a lavagem periódica do pátio e a limpeza das placas indicativas de destino dos coletivos nas plataformas de embarque, a higienização completa dos sanitários também é feita de forma constante. Isso para que, já nas primeiras horas da manhã, os terminais recebam os passageiros em um ambiente limpo.
- A limpeza dos terminais contribui para saúde e bem estar dos que os utilizam. No entanto, com o elevado número de pessoas utilizando os espaços, se faz necessária também a colaboração dos usuários em zelar pelo bem público, mantendo-os limpos e em bom estado de conservação – disse o secretário de Mobilidade Urbana, Evandro Esteves.