Foto: Kaná Manhães
O Terminal passará por obras de repavimentação do pátio de trânsito dos ônibus nos dias 23, 24 e 29 a 31 de julho
Usuários do Sistema Integrado de Transporte (SIT) terão rotina alterada nos fins de semana dos dias 23 e 24 de julho e também de 29 a 31 do mesmo mês, quando o Terminal Central passará por obras de repavimentação do pátio de trânsito dos ônibus. A ação do governo municipal visa melhorar a infraestrutura do terminal, que passa por reforma geral.
Para atendimento dos usuários no período, uma estrutura operacional provisória será montada na Rua Jandira Perlingeiro, com tendas e controle de acesso através de roletas de dois coletivos. Toda a movimentação do SIT ocorrerá nesta via, que estará fechada ao trânsito dos outros veículos.
Equipes de fiscalização de Trânsito e Transporte da Secretaria de Mobilidade Urbana estarão envolvidas na operação que consistirá na interdição parcial das ruas com fluxo de veículos oriundos da Rua Silva Jardim e dos bairros Miramar e Visconde de Araújo para a Rua Manoel Reis, que terá trânsito desviado para a Rua Tenente Rui Lopes Ribeiro.
A Rua Manoel Braga até a Rua Velho Campos estará totalmente interditada aos veículos, com exceção dos ônibus que operam no SIT que por ela sairão. As Ruas Vereador Abreu Lima e Jandira Perlingeiro também estarão abertas somente ao fluxo dos coletivos do SIT para entrada.
Operação de Transporte
Com a estrutura montada contando com tendas e todo aparato de segurança de tráfego garantido por agentes e auxiliares de trânsito, os usuários do SIT terão acesso ao terminal provisório via ônibus que funcionarão como portão de acesso, tanto dos coletivos como dos cidadãos.
O usuário passará pela roleta do ônibus que funcionará como guichê para validação dos cartões e venda de passagens. Uma vez dentro da estrutura, ele poderá embarcar na linha de desejo. Operação similar ocorrerá para desembarque.
A Subsecretaria de Transporte da Secretaria de Mobilidade Urbana justifica a escolha do período para obras tendo em vista as férias escolares e consequente redução no volume de passageiros do dia, bem como o feriado municipal de 29 de junho, aniversário da cidade, que também colabora para a diminuição do fluxo de pessoas.