logo

Teve início nesta terça (06) o Curso de Gestão dos Programas do Livro

07/03/2012 15:05:44 - Jornalista: Joice Trindade

Cerca de 60 profissionais da rede municipal de ensino que atuam junto ao Programa Livro Didático nas escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental iniciaram nesta terça-feira (06) o curso de Formação Gestão dos Programas do Livro FNDE-MEC. Entre os enfoques da programação desenvolvida pela Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação, estão as ações voltadas para projeto “Pratique Cidadania. Cuide e estude no seu livro” , além da adequação do remanejamento, conservação e devolução dos livros didáticos.

O primeiro encontro deste ano foi marcado pela apresentação do programa do Livro Didático e pela a importância do trabalho junto aos estudantes do município quanto à realização de campanhas educativas e incentivo à leitura.

Durante o curso de formação, a coordenação pedagógica do curso de Formação Continuada desenvolveu dinâmicas e atividades práticas. Na oportunidade, as responsáveis Roze Tomas e Márcia Mendonça, apresentaram questões de trabalho apontadas como importantes nas unidades escolares para todo ano letivo como a organização diante da entrega do livro didático, a utilização do termo de compromisso assinado pelo responsável pelo aluno e remanejamento.

Também foram abordados atividades que devem ser executadas mediante à gestão de livros no município. Na ocasião a coordenadora do Programa Livro Didático, Roze Tomás, destacou ferramentas como o inventário; relação de livros que a escola municipal pode doar, além de reserva técnica; acervo de livros existentes na Secretaria Estadual de Educação para suprir a demanda de livros segundo critérios específicos.

Um dos destaques do encontro foi o espaço intitulado “Jornal-troca-troca”, em que os professores presentes puderam preencher questionários quanto à solicitação de livros, a quantidade que pode ser doada ou trocada, além do número de livros excedentes nas unidades municipais que podem ser encaminhados para outras escolas.

O “Jornal-troca-troca” foi alvo de elogios e de compartilhamento de ideias dos professores. Entre elas estava a responsável pelo Livro Didático do Colégio Municipal Joaquim Augusto Borges, Grace Lopes. Lecionando na rede municipal desde o ano de 2003, a jovem que está há um ano atuando com o Programa Livro Didático afirma que o curso contribui para organização da estrutura escolar. “Temos 300 alunos na unidade e após participarmos deste curso, conseguimos mais êxito. Estamos atendendo a necessidade dos alunos e incentivando a leitura de forma bastante positiva”, finaliza.

Da mesma opinião é a professora, que começou a atuar este ano no Programa do Livro Didático na Escola Estadual Municipalizada Caetano Dias, Evelaine Teixeira. “Estou muito animada em aprender tudo sobre as práticas que podem ajudar no trabalho na sala de leitura. Quero trocar experiências e aprender técnicas que vão reforçar o processo ensino-aprendizagem”, destaca.