Thiago Gaia é vice-campeão no Mundial de Jiu Jitsu

02/08/2006 17:20:40 - Jornalista: Catarina Brust

Depois de conseguir a terceira colocação na Copa do Mundo de Jiu Jitsu, o atleta da prefeitura e bolsista da Fundação Macaé de Esporte (Fesporte),Tiago Gaia, conseguiu o segundo lugar neste fim de semana (29 e 30), no Campeonato Mundial, realizado no Rio de Janeiro. Thiago disputou com 36 atletas na sua categoria, pesado, faixa preta até 92 quilos, no evento considerado o maior do jiu jitsu no mundo.

No ano passado, Thiago ficou em terceiro lugar no Campeonato Mundial, esse ano, em segundo. Com as mãos ainda inchadas, seqüela do mundial onde realizou sete lutas, o atleta da Fesporte está feliz com os resultados que vem crescendo nas competições.

- O Thiago Gaia, junto com Kátia Soares, do karatê (que vai participar do Pan ano que vem) e a Jéssica Becker, do bodyboarding, fazem parte do grupo de elite do Bolsa Atleta da Fesporte, patrocinados pela prefeitura. Temos cerca de 100 atletas, de alto rendimento, patrocinados pela Fesporte, explicou Alex de Moraes, presidente da Fundação.

Macaense de 25 anos, com curso superior em Educação Física, Gaia, pratica jiu jitsu desde os 12 anos. Aos 15, começou a participar de competições de nível estadual, e aos 17, 18 anos, entrou nos torneios nacionais. A partir da criação da Fesporte, no governo Riverton Mussi, o atleta conseguiu o apoio fundamental para desenvolver melhor seu potencial.

- O prefeito e o presidente da Fesporte são grandes incentivadores do esporte na cidade. A criação do Bolsa Atleta é um incentivo importante para os atletas que têm vocação, poderem se aprimorar e participar de competições que levarão o nome de Macaé para diversas partes do país e do mundo, destacou Gaia.

O atleta lembra que está vindo de uma bateria de competições. Em julho, participou do Campeonato Brasileiro, onde ficou na terceira colocação, na categoria pesado até 92 quilos adulto, faixa preta. Disputando com uma média de 30 atletas na sua categoria, de diversas partes do país, o macaense só perdeu para o campeão Jéferson Moura, da Academia Grace, da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

Nos dias 22 e 23 de julho, no Ginásio Caio Martins, Thiago Gaia conseguiu a terceira colocação na Copa do Mundo de Jiu Jitsu. “Perdi apenas para o campeão da categoria Xande Ribeiro, da Academia Grace, do Humaitá, no Rio. Xande venceu em sua categoria e na categoria absoluta”, explicou o atleta da Fesporte.

No último fim de semana foi a vez do Campeonato Mundial, realizado no Tijuca Tênis Clube, no Rio, onde ficou em segundo lugar, perdendo apenas para Xande Ribeiro, o mesmo que o derrotou na Copa do Mundo de Jiu Jitsu. Da Fesporte participaram 15 atletas no Mundial. Thiago Gaia, e, Nilson Ricardo (o Capoeira), de 24 anos, com o terceiro lugar na categoria adulto pesado até 92 quilos faixa marrom, foram os atletas macaenses da Fesporte que obtiveram excelente colocação no Mundial.

- No Campeonato Mundial fiz sete lutas, onde todos os atletas tinham que estar classificados pelas seletivas nacionais e internacionais. Perdi para o Xande que venceu o Roger Grace, e foi campeão absoluto da categoria pesado faixa preta até 92 quilos, disse Gaia.

Mantendo o físico – Para participar de tantas competições, o atleta macaense segue um rigoroso treinamento. De segunda a sábado, por duas horas na parte da manhã, o atleta faz musculação. Ao meio-dia, treina a parte técnica, e durante à noite, faz um treino mais pesado.

- Esses resultados são frutos do apoio da prefeitura, da família e dos patrocinadores que acreditam e investem no esporte, fortalecendo os atletas do município. Agradeço muito a Deus por tudo isso que venho conseguindo, afirmou Thiago Gaia.

Depois dessas conquistas, o atleta se prepara para novas competições. Vai disputar o Campeonato Europeu, que acontecerá em janeiro, em Portugal, e o Campeonato Pan Americano de Jiu Jitsu, que é realizado em abril, na Califórnia, nos Estados Unidos.