“Com a chegada da Tocha, Macaé ficará em chamas de União e Paz!”. A frase da estudante Mayara P. Klem, do 8º ano da turma 101 do Ciep Municipalizado Maringá, no Campo D’Oeste, foi escolhida a melhor frase para representar Macaé no dia 11 de julho, Dia do Revezamento da Tocha Pan-americana na cidade.
As secretarias municipais Especiais de Educação e de Comunicação Social e a Fundação de Esporte de Macaé (Fesporte) promoveram o concurso direcionado aos estudantes das escolas da rede de ensino de Macaé. A escolha da melhor frase foi realizada, nesta sexta-feira (6), na sede da secretaria de Educação.
Alunos do ensino fundamental, médio e de jovens e adultos (EJA) participaram do concurso para a escolha da melhor frase sobre o Pan-americano do Rio e a passagem do revezamento da Tocha no município.
- A proposta do concurso foi incentivar a criatividade dos alunos, lembrando a passagem do revezamento da tocha por Macaé e os jogos Pan-americanos Rio 2007. O objetivo é promover a comunhão da sociedade e do esporte. Durante a passagem do revezamento alunos e bandas da rede municipal estarão saudando os condutores da tocha pela cidade. A secretaria de Educação confeccionou 10 mil bandeirinhas do Brasil para os estudantes homenagearem um dos símbolos dos jogos – a chama, esclareceu Milmar Pinheiro, secretária Especial de Educação.
Cada colégio da rede escolheu uma frase para participar do concurso. A comissão julgadora formada por integrantes da Educação e Comunicação Social, levou em conta o tema, originalidade e criatividade. A frase escolhida da EJA é da Escola Municipal Wolfango Ferreira, da estudante Ivonete de Lourdes Pinheiro (turma CVI-303, do ciclo IV): “Os países estão em festa. Todo mundo se alegrando. Vamos cantar povo brasileiro, que a tocha do Pan já pegamos”.
Luiz Eduardo Gedelha, do Colégio Professora Maria Isabel Damasceno, é o autor da melhor frase do ensino médio. Estudante da 3ª série, Luiz venceu com a seguinte frase: “A Tocha passa, os jogos passam, mas a emoção de um Pan, sempre ficará em nossos corações”.