Foto: Kaná Manhães
O Serviço funcionará até o dia 30 deste mês
A população de Macaé já pode contar com o Serviço Móvel de Tomografia Computadorizada (SMTC) para a realização de seus exames, que chegou ao município na manhã desta terça-feira (17) na Praça Washington Luiz (Centro). O Serviço funcionará até o dia 30 deste mês, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, com previsão de 70 atendimentos por dia.
O Serviço é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil (Sesdec), em parceria com a Prefeitura de Macaé, e apoio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), das Coordenações da Secretarias Municipais de Saúde, da Secretaria Municipal de Ordem Pública, através da Subsecretaria de Fiscalização de Posturas de Macaé, Guarda Municipal e da Empresa Municipal de Obras Públicas e Iluminação (Emopi).
Segundo o Coordenador do Serviço Móvel de Imagens, Jorge Ataualpa Lima, a expectativa com os atendimentos durante os dias trabalhados em Macaé, é de minimizar a demanda reprimida de tomografia computadorizada no município e absorver as demais demandas que surgirem.
“Já identificamos três tipos de demandas em relação a este tipo de exame: a demanda reprimida, na qual a Secretaria Municipal de Saúde conhece, mas não consegue dar conta, ou seja, não consegue encaminhar todos os pacientes. A segunda, é a demanda desconhecida, que é quando o paciente possuí o pedido do médico para fazer o exame, mas não procura a secretaria de Saúde da sua cidade para realizá-lo. E por último, a demanda induzida, é quando o paciente tem o sintoma, mas não procurou o médico para solicitar o pedido do exame, e com a presença do caminhão no seu município, se anima para pedir ao médico o encaminhamento e assim poder resolver sua situação”, explicou o coordenador.
Foi com a motivação da chegada do Serviço Móvel de Tomografia Computadorizada em Macaé que fez Celma Georgina Daudt (53), auxiliar de serviços e moradora do bairro da Aroeira, procurar o posto de atendimento e marcar a tomografia de seu esposo. “Foi muito bom esse serviço ter chegado até nós, pois muitas vezes quando chegávamos ao 0800 não tínhamos a previsão de quando podíamos realizar o exame”, destacou.
De acordo com informações de Jorge Ataualpa Lima, após sua passagem por Macaé, o Serviço Móvel de Tomografia Computadorizada percorrerá os municípios vizinhos como: Búzios, Cabo Frio, Rio das Ostras, Casimiro de Abreu, Carapebus, Quissamã, Conceição de Macabu e São Fidélis. Além disso, há a ideia de trazer para esta região entre o final deste ano e o início de 2011, faltando apenas definir data, o exame de Ressonância Magnética, que por enquanto vai atender as cidades da Baixada Fluminense do Estado, por algumas dificuldades no acesso do transporte ao local de destino.
As pessoas que precisam da realização da tomografia computadorizada devem entregar o pedido do médico para fazer o exame ao Controle de Avaliação (conhecido também como 0800) vinculado à Secretaria Municipal de Saúde de Macaé, que encaminhará uma planilha com as demandas para o Serviço. E a marcação da data e horário do exame fica a cargo da Secretaria de Estado de Saúde e a Defesa Civil.
Para o Secretário Municipal de Saúde, Dr. Eduardo Cardoso, a vinda deste Serviço para Macaé é um grande avanço que a Secretaria de Estado de Saúde está oferecendo aos municípios que não possuem este tipo de exame. “Parabenizo o Secretário de Estado de Saúde, Sérgio Luiz Côrtes da Silveira, por esta iniciativa de suma importância para Macaé, e agora aguardamos o Serviço da Ressonância Magnética, como ele nos prometeu”, frisou o secretário.