As grandes feras do futebol brasileiro estarão em Macaé neste fim de semana (5 e 6) para o Torneio Rio-São Paulo de Showbol. Djalminha, Paulo Nunes, Nélio, Alexandre Torres, Paulo Isidoro, Rincon, Guilmar, Ronaldão, Palhinha, Gonçalves, Cleber e Donizete são alguns dos jogadores que disputam a competição. O evento começa no sábado às 14h, com a partida entre Botafogo e Palmeiras, e às 15h30, com Vasco da Gama e São Paulo. No domingo, às 12h, e a vez de Fluminense e Corinthians se enfrentarem, e às 13h30, Flamengo e Santos fecham o fim de semana do torneio.
O Torneio Rio-São Paulo de Showbol será realizado no Ginásio Municipal Engenheiro Maurício Soares Bittencourt. Os ingressos para o evento podem ser trocados no sábado (5), das 9h às 12h, no Centro de Treinamento da secretaria Municipal de Esporte e Lazer (CT), Rua Barão de Mauá, 80. O telefone do CT é 2772-4766. A partir das 12h de sábado, os ingressos podem ser trocados no próprio Ginásio Municipal A primeira partida será transmitida pela Sportv e a segunda pela Sportv e Rede TV.
O Showbol é um misto de futebol de campo com futebol de salão. Durante os 50 minutos de jogo, divididos em dois tempos de 25 minutos cada um, com intervalo de 10 minutos, a bola não para nunca. O campo de jogo é uma quadra retangular, coberta obrigatoriamente por grama sintética e cada time tem seis jogadores, sendo um goleiro.
A bola não sai pelas laterais, pois há uma tabela, a não ser quando passar por cima da tabela. Se a bola sair na defesa do time que a colocou para fora, é marcado pênalti. Se a bola sair no ataque do time que a colocou para fora, a bola é reposta em jogo através do goleiro.
O torneio começou no último fim de semana (28 e 29), na cidade de Guarulhos. Corinthians, Fluminense, Botafogo e Vasco da Gama saíram na frente na primeira rodada do Torneio Rio-São Paulo de Showbol, que é organizado pelos jogadores Ricardo Rocha, ex-zagueiro da Seleção Brasileira de futebol, e Djalminha, ex-Flamengo e La Coruña, da Espanha, e tem apoio das prefeituras de Macaé e de Guarulhos. A secretaria de Esporte e Lazer de Macaé está organizando o evento na cidade com apoio da Fundação de Esporte de Macaé (Fesporte). A Petrobras patrocina a competição.
O jogador Djalminha já está em Macaé e acompanhou a montagem da quadra nesta sexta (04), no Ginásio Municipal.
- O esporte começou em novembro de 2005, com o primeiro jogo entre cariocas e paulistas. Fizemos vários desafios entre Brasil e Argentina, inclusive com a participação do jogador Maradona, o que deu projeção para o esporte. Existe uma grande aceitação por parte do público. Primeiro porque todas as partidas têm pelo menos cinco ou seis gols e, segundo, o espectador tem a oportunidade de ver os ídolos do passado, explicou Djalminha, considerado o melhor jogador de Showbol do mundo.
O subsecretário de Esporte e Lazer, Valter Bittencourt, o Valtinho, destaca que esta é uma grande oportunidade para o público ver os grandes craques do futebol.
- O prefeito Riverton Mussi incentiva o esporte na cidade e gosta muito de futebol. Ele já tinha o interesse de trazer uma competição de Showbol para Macaé. Esse ano surgiu a oportunidade de trazer o torneio através do contato com o Djalminha. O jogador ficou impressionado com a estrutura do nosso Ginásio Municipal e com isso, pudemos trazer o torneio para Macaé, observou Valtinho.
As trocas de ingresso para o evento começaram nesta quinta-feira (3) no CT e a procura tem sido muito grande. “Convidamos a população de Macaé e região para assistirem ao evento que, com certeza, será um torneio com muito show de bola”, completou o subsecretário de Esporte e Lazer.