logo

Trabalhadores rurais marcam presença na Expo Macaé 2007

30/07/2007 14:36:37 - Jornalista: Alexandre Bordalo

A Cooperativa Agroindustrial dos Pequenos Trabalhadores Rurais do Assentamento Celso Daniel (Coopmac) marcou presença na XXVIII Exposição Agropecuária, Turística, Comercial e Industrial de Macaé. A entidade montou estande no Pavilhão Agroindustrial, vendendo doces produzidos no assentamento.

Segundo a administradora da Coopemac, Miria Marins, o objetivo da entidade é unir os trabalhadores rurais a se organizarem, preparando produção e escoamento do resultado de seus trabalhos na agricultura. “Nós formamos a primeira cooperativa de assentados reconhecida juridicamente junto aos poderes públicos macaenses, desde 25 de maio de 2007”, conta Miria. Ela acrescenta que a Coopemac foi fundada dentro de assentamento da reforma agrária, localizado na Rodovia Amaral Peixoto, Km 188, Lote 177, Cabiúnas.

- Fé, força de trabalho e união promoveram o nascimento da nossa cooperativa. Nossa reivindicação é apenas um pedaço de terra – enfatiza Miria. No estande havia fotos contando como surgiu o assentamento e a Coopemac. São 188 famílias de trabalhadores rurais morando no assentamento.

Participando da Expo Macaé 2007 durante todos os dias do evento, o estande vendia produtos caseiros. Alguns alimentos comercializados nos restaurantes na Expo foram produzidos no assentamento.

Miria Marins disse que a Coopemac tem 56 sócios e fez questão de acrescentar que a entidade resgata a imagem dos trabalhadores rurais, pois algumas pessoas infiltradas no Movimento dos Sem Terra no país deixaram impressões negativas sobre os que buscam justiça social através da reforma agrária. “Somente queremos espaço para trabalhar e produzir”, finalizou a administradora.