Foto: Ana Chaffin
Objetivo do curso foi qualificar os trabalhadores e produtores rurais sobre o uso correto dos tratores
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Sindicato Rural de Macaé, em parceria com a prefeitura, finalizaram nesta sexta-feira (10) o curso de manutenção e operação de tratores agrícolas. O curso foi oferecidos a 10 trabalhadores da Subsecretaria de Agricultura, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do município.
O instrutor do curso, André Cyrino, explica que o objetivo do curso é qualificar os trabalhadores e produtores rurais sobre o uso correto dos tratores, para evitar acidentes e uso inadequado do equipamento.
- Nossa meta é capacitar e qualificar os trabalhadores da prefeitura que utilizam tratores agrícolas em seus serviços, para que eles possam fazer o uso correto e seguro dos tratores, visando a eficiência deles nos trabalhos desenvolvidos em suas profissões, explica o instrutor.
A mobilizadora do Senar e representante do Sindicato Rural de Macaé, Marlene do Nascimento, conta que o curso aprimora os conhecimentos dos trabalhadores rurais, mantendo sua mão de obra no campo.
- O Senar tem como objetivo valorizar o homem do campo, visando o crescimento profissional desses trabalhadores na área na qual eles já estão adaptados, qualificados e estabelecidos, pois sem essas instruções, eles não se adequariam aos trabalhos da cidade, ressalta.
Além do curso de operação e manutenção de tratores agrícolas, também foram oferecidos aos trabalhadores rurais os cursos de reflorestamento, controle de formigas e produção de mudas. Todos os participantes receberão certificado do curso, de 48 horas, que será entregue no dia 29 de julho, no Parque de Exposições de Macaé.