Representantes da prefeitura de Macaé se reuniram essa semana com representantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec) para alinhamento e planejamento do programa para o ano de 2013 pelo Senai, Instituto Federal Fluminense (IFF) e Senac. O objetivo é melhor o aproveitamento do programa na cidade, oferecendo mais oportunidades de qualificação à população, meta do prefeito, Dr. Aluízio. A prefeitura pretende mudar o perfil de captação de alunos. Seguindo diretrizes nacionais do Ministério da Educação e Cultura (MEC), serão inicialmente 613 vagas para pessoas cadastradas no Programa Bolsa Família, reincidentes do seguro de desemprego e trabalhadores desempregados, entre 16 e 59 anos.
Os cursos oferecidos pelo SENAI, SENAC e Instituto Federal Fluminense na parceria com a prefeitura são os seguintes: Eletricista Instalador Predial, Soldador 6G, Administrador de Banco de dados, Almoxarife, Auxiliar de Operações de Logística, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Recursos Humanos, Inglês Básico e Intermediário, Caldeireiro, Recepcionista, Bobinador Eletricista, Agente de Informações Turística, Introdução à Língua Brasileira de Sinais (Libras), Condutor Cultural Local.
Após o encerramento dos cursos de qualificação, o governo municipal, oferecerá o suporte necessário, para encaminhamento ao mercado de trabalho, de acordo com as vagas de emprego oferecidas na Central do Trabalhador de Macaé (CTM).
“Essa parceria com o município é muito importante, por ser o Senai um dos maiores qualificadores e que possui mais de seis mil inscritos em Macaé. O governo federal foi o precursor em trazer o sistema federal de ensino, unificando o ambiente educacional”, disse a chefe de setor de educação profissional do Senai/Macaé, Ana Cristina da Mota Sá.
Como se inscrever
Para se inscrever nos cursos, são exigidos os originais e cópias dos seguintes documentos:
Trabalhadores Desempregados: identidade, CPF, PIS, comprovante de residência, comprovante de escolaridade (certificado, histórico ou declaração de conclusão) e carteira de trabalho.
Inscritos no CAD-ÚNICO e Programa Bolsa Família: identidade, CPF, PIS, comprovante de residência e comprovante de escolaridade (certificado, histórico ou declaração de conclusão).
Reincidentes do Seguro Desemprego: identidade, CPF, PIS, comprovante de residência, comprovante de escolaridade (certificado, histórico ou declaração de conclusão) e encaminhamento do MTE.
Locais de Inscrição:
Trabalhadores desempregados e reincidentes do Seguro desemprego: Secretaria de Trabalho e Renda (Rua Télio Barreto, 28, centro)
Inscritos no CADÚNICO, Bolsa Família e PBC: Coordenadoria Extraordinária do Programa Renda Mínima (Rua Visconde de Quissamã,787, centro)