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Trabalho e Renda segue com emissão de carteira de trabalho

22/04/2015 14:57:00 - Jornalista: Juliene Silveira

O atendimento é realizado na secretaria de Trabalho e Renda após agendamento online

Desde o retorno do serviço, no início de abril, a Secretaria de Trabalho e Renda já emitiu cerca de 300 carteiras de trabalho (CTPS), entre primeiras e segundas vias. O atendimento é feito através de agendamento na página da secretaria no portal da prefeitura de Macaé (www.macae.rj.gov.br/trabalhoerenda). É necessário preencher todos os campos solicitados, escolher a data e verificar os documentos exigidos. A Secretaria de Trabalho e Renda funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h, na rua Doutor Télio Barreto, 28, no Centro.

Para a primeira via é preciso levar originais de Cadastro de Pessoa Física (CPF); Cédula de Identidade (RG), ou Certidão de Nascimento, ou Certidão de Casamento, ou Certificado de Reservista ou Carteira da OAB ou do Crea; duas fotos 3x4; e comprovante de residência com o CEP - a carteira de habilitação não é aceita como documento de identificação.

Para a segunda via solicita-se todos os itens da primeira via, além da carteira de trabalho anterior em caso de inutilização ou continuação; boletim de ocorrência em caso de perda, roubo ou furto; e documento que comprove o número da carteira de trabalho anterior (carteira de trabalho, ou extrato do FGTS ou rescisão do contrato de trabalho).

De acordo com informações da Secretaria de Trabalho e Renda, o retorno do serviço foi possível após a renovação do convênio entre a Prefeitura de Macaé com a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, vinculada ao Ministério do Trabalho e Emprego. A parceria foi reativada depois da transição de metodologia de confecção do documento. Antes a carteira era feita de forma manual mas agora é informatizada, o que gera mais segurança para o trabalhador.