As comemorações do Carnaval em Macaé prometem agitar a população. Para garantir o deslocamento dos foliões a Secretaria de Mobilidade Urbana preparou um esquema especial de trânsito e transporte para os nove pontos de festa da cidade e região Serrana nos dias 5, 6, 7 e 8 de março.
Cerca de 60 profissionais entre agentes, auxiliares de trânsito e fiscais de transporte atuarão no ordenamento de tráfego de veículos particular e coletivo durante os quatros dias de programação carnavalesca. Na Imbetiba, o acesso à avenida Elias Agostinho não será permitido pelas ruas transversais: do Sacramento, Doutor Bueno, Luiz Belegard e Travessa Augusto Costa, durante a apresentação da Banda Prata da Casa, nos quatro dias de carnaval, das 18h à meia-noite.
Na Aroeira, a festa acontece na rua Alcides Mourão, onde haverá estreitamento da pista, para aumento do espaço destinado a pedestres. Pontos de ônibus também serão recuados e o estacionamento não será permitido próximo ao Supermercado Souza, no final da via.
A Praia do Aeroporto receberá atenção especial para travessia de pedestres pela Rodovia Amaral Peixoto e contará com agentes de trânsito e um painel luminoso com a indicação para que condutores diminuam a velocidade ao passar pelo trecho. Já na praça do bairro, o estacionamento será permitido junto à avenida Tancredo Neves (antiga 62) e a fiscalização será intensificada para coibir a parada de carros particulares nos pontos de ônibus.
No Lagomar, a rua Quissamã receberá cones para fechar parte da via a fim de reduzir a velocidade dos carros no acesso ao local do evento. Também haverá agentes auxiliando a travessia de pedestres.
A avenida Atlântica, nos Cavaleiros, ficará interditada para a passagem do Bloco do Benê, no trecho entre as ruas Jorge Reid e Valparaíso. O trânsito será liberado de acordo com o avanço do bloco em direção ao seu ponto de partida.
Na Região Serrana, a rua principal do distrito de Glicério, entre a igreja e o posto de gasolina, ficará isolada para realização do evento de modo que o fluxo de veículos com outros destinos não seja interrompido. Mesmo esquema a ser adotado nos distritos do Sana e do Frade que contará ainda com rondas ao redor da Praça.
Transporte será intensificado para as comemorações
Quem preferir o transporte coletivo encontrará um reforço de 30 ônibus extras que atenderão o público com destino aos locais das atrações na cidade e na região serrana. Equipes de fiscalização estarão distribuídas em pontos estratégicos a fim de garantir o cumprimento de horários.
O Terminal Central ficará aberto 24 horas, facilitando a ligação com os bairros que recebem programação. E, a atuação dos fiscais de transporte será feita durante toda a realização do evento, acompanhando a chegada e o retorno dos usuários.