A Odebrecht Ambiental, responsável pelas obras de esgotamento sanitário de Macaé, retomou as ações para a recomposição do asfalto nos locais em que os trabalhos foram finalizados. E, seguindo o cronograma de prioridade para as ruas com trânsito mais intenso, a Avenida Aluísio da Silva Gomes começou a ser recuperada nesta terça-feira (8), com a concretagem dos trechos onde foram abertos os canais para a implantação da rede de esgoto.
Para que seja realizada a recomposição na Aluísio da Silva Gomes, foram feitas interdições parciais, o que limita o trânsito de veículos no trecho, deixando o trânsito mais lento, em especial, nos horários de maior circulação. Sendo assim, para evitar retenções, os motoristas que seguem em direção à Aroeira e à Linha Azul podem optar pelo acesso à Linha Verde pelo Bairro da Glória ou, caso queiram seguir em direção ao Polo Offshore, podem utilizar o acesso pelo Novo Cavaleiros, na Rodovia Amaral Peixoto.
Este trabalho inicial para deixar o solo no mesmo nível da pista para o posterior recapeamento asfáltico tem previsão de seguir até a próxima semana, conforme as condições climáticas. Isso porque, devido às chuvas dos últimos dias, o trabalho de recomposição dos pavimentos ficou comprometido. A precipitação da última semana chegou a 142 mm, sendo que a média dos últimos anos para todo mês de dezembro é de 130 mm, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Ou seja, só nos últimos dias choveu mais que o esperado para todo o mês, prejudicando o trabalho de recomposição, já que, com o solo encharcado, não é possível, inclusive, a aplicação do concreto ou a fixação do material asfáltico.
Interdição – Em continuidade às obras de implantação do sistema de esgotamento sanitário, outro trecho da Linha Verde também passará por mudanças a partir desta quarta-feira (9). Trata-se do trevo de acesso à Avenida Aluísio da Silva Gomes, que estará com um dos seus retornos interditado. Com isso, os condutores que vierem do Bairro da Glória e da Estrada Fazenda Cavaleiros pela Linha Verde em direção, por exemplo, ao Polo Offshore, ao Shopping e a Cidade Universitária, terão que seguir até o trevo do Horto, na altura da entrada da Aroeira.
Esta alteração tem previsão de duração até o final de semana, funcionando da seguinte forma: nesta quarta-feira a interdição começará a partir das 9h e seguirá até às 5h da quinta-feira (10). Após a reabertura, durante o horário de maior movimento da manhã, o retorno voltará a ser fechado ao trânsito de veículos a partir das 9h da quinta e seguirá até às 5h da sexta-feira (11).
Como alternativa, os motoristas que queiram seguir em direção ao Polo Offshore podem utilizar o acesso pelo Novo Cavaleiros, na Rodovia Amaral Peixoto.
Transporte – Com as obras nesta região da Linha Verde e da Avenida Aluísio da Silva Gomes, os ônibus de algumas linhas podem sofrer atrasos pontuais, já que precisam circular pela região. É o caso das linhas A31 (Terminal Central x Vila Moreira – via Campo d’Oeste), T23 (Terminal Lagomar x Terminal Parque de Tubos), T23S (Terminal Lagomar x Cavaleiros/Firmas), T51 (Terminal Central x Terminal Parque de Tubos), T51R (Terminal Central x Cavaleiros/Firmas) e T61 (Nova Macaé x Cavaleiros).